Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

Capítulo 10 - IRMÃO MAR
Descripción:

O futuro da humanidade não está unicamente nas mãos dos grandes dirigentes, das grandes potências e das elites. Está fundamentalmente nas mãos dos povos, em sua capacidade de organizar-se e também nas mãos que regam com humildade e convicção este processo de mudança. Continuem com sua luta e, por favor, cuidem muito da Mãe Terra.

Libreto:
FRANCISCO Paz e bem, meus irmãos e minhas irmãs! Sou Francisco de Assis, o peregrino. Andei pelo norte e pelo sul, já conheci vários países desta Pátria Grande… E continuo cumprindo a missão que me foi confiada pelo papa Francisco: ver de perto como os seres humanos estão construindo, ou destruindo, o futuro do mundo, um desafio que já me deixou um pouco enrugado… Ai, esta Mãe Terra, quantos problemas!

MAR Deixe a terra e vem falar comigo!

FRANCISCO Quem está me gritando assim?

MAR Não percebe? Não estou aqui, diante de ti, rodeando tudo o que vês?

FRANCISCO Irmão Mar, por que ruge assim? Estou apenas chegando a esta bela ilha, a que chamam Cuba, e gostaria de caminhar um pouco pela praia louvando suas brancas areias…

MAR Deixa a caminhada e o “louvor” para depois e ouça-me! É muito urgente!

FRANCISCO Mas… por que tanta impaciência? Já ouvi as criaturas que te habitam, falei com merluzas e até com estrelas do mar. Todos me contaram de suas aflições e…

MAR Sim, fiquei sabendo, um congro comentou sobre essa conversa contigo. Mas o que eu quero te dizer é ainda mais grave, é gravíssimo.

FRANCISCO Pois… me sentarei naquela pedra, perto de ti... para que não tenha que gritar tanto.

MAR Francisco, eu concordo que chamem a casa comum de Mãe Terra, mas me preocupa que se esqueçam que essa mãe está rodeada pelo Pai Mar. Isto é, por mim. Eu encho o mundo. O planeta é azul. O planeta sou eu, um mar colossal, imenso…

FRANCISCO Embora me pareça pouco humilde o que você diz, não deixa de ter razão. Meus olhos se perdem em um horizonte sem fim quando estou diante de tuas águas. Sim, irmão Mar, você é realmente grandioso.

MAR E aí está o perigo, Francisco. Já sou demasiado grande e demasiado poderoso. E não quero crescer mais.

FRANCISCO E quem te obriga a crescer?

MAR A doença de que eu padeço, a que me estão provocando...

CIENTISTA 1 O Painel Intergovernamental de Especialistas para a Mudança Climática já afirmou, de forma categórica, que o aquecimento global se deve à atividades humanas. Durante muito tempo empresas poderosas quiseram negá-lo. Já não restam dúvidas.

CIENTISTA 2 A mudança climática é o problema geopolítico e econômico mais importante do século 21. Podemos ser a última geração que tenha a oportunidade de deter o aquecimento global antes que seja tarde demais.

CIENTISTA 1 Se o calor continuar aumentando, se sobe mais de dois graus, a catástrofe será irremediável.

MAR Ouviu, Francisco? A doença da Mãe Terra e também a minha, a do Pai Mar, e a de todos os seres vivos se chama mudança climática.

FRANCISCO Vem sendo então como uma epidemia, como aquelas pestes que em certas ocasiões assolavam os povoados próximos de Assis.

MAR Mas esta é uma peste nova, recente, que não foram os ratos que a causaram. Foram os humanos quando encheram o mundo de gases muito quentes… Há uma enormidade de peixes e de animais e de plantas que vivem comigo que não prosperam em águas quentes. Vão morrendo…

FRANCISCO A chuva já me explicou de onde saem esses gases: chaminés, carros...

MAR Esses gases me afogam, não me deixam respirar. O mar respira, Francisco, você sabia? Mas o pior não é isso. Já reparou que quando a água esquenta, quando ferve, sobe, não é? Pois comigo é a mesma coisa: quando me aquecem ocupo mais espaço, me incho. E para piorar...

FRANCISCO Piorar? Mais ainda…?

MAR ... esses gases quentes estão derretendo o gelo eterno dos polos e toda essa água doce cai sobre mim e cresço ainda mais. Subo, subo como uma maré sem controle. Vão me transformar em um assassino em série.

FRANCISCO Mas, o que está dizendo, irmão Mar, você não é assassino, nem em série, você é uma benção de Deus?

MAR Não, Francisco, se esta terrível epidemia da mudança climática que aquece o mundo me obrigar a subir de nível, matarei muita gente. Alagarei os litorais, inundarei as praias, farei desaparecer as cidades costeiras, acabarei com países inteiros…

FRANCISCO E esta ilha de Cuba?

MAR Esta ilha na qual você está agora, também sofrerá. Minhas águas tragarão as ilhas, uma depois da outra. Olha a teu redor...

FRANCISCO O que quer me mostrar?

MAR Não as vê daqui, mas a tua direita fica Haiti e República Dominicana e Porto Rico... Ao sul está Jamaica... E mais além as pequenas ilhas do Caribe... Tudo isso desaparecerá.

FRANCISCO E tanta gente que vive nelas, pescadores, mulheres, jovens… o que farão, para onde escaparão?

MAR Sabe, Francisco, que um de cada quatro de teus irmãos humanos vive junto a mim, muito próximo de mim, e que a maioria das cidades que construíram estão situadas no meu litoral?

FRANCISCO Lá na Itália também...

MAR Não ouviu o que disse essa senhora que falou antes? Se o calor continuar aumentando, se subir dois graus, três, quatro...

JORNALISTA 1 Se a temperatura do planeta sobe mais de dois graus…

JORNALISTA 2 Ondas de calor asfixiantes.

JORNALISTA 1 Furacões de extrema violência.

JORNALISTA 2 Inundações nas cidades litorâneas de todo o mundo.

JORNALISTA 1 E se sobe três graus...

JORNALISTA 2 A Amazônia se converte em um deserto.

JORNALISTA 1 Cidades inteiras sem uma gota de água para beber.

JORNALISTA 2 E se sobe quatro graus…

JORNALISTA 1 Desaparecem os polos, transbordam os oceanos.

JORNALISTA 2 Morre a metade das espécies do mundo.

JORNALISTA 1 E se sobe cinco graus…

JORNALISTA 2 Desaparece a espécie humana. Quase não sobra vida sobre a Terra.

FRANCISCO Não quero ouvir mais, irmão Mar. Se é assim, não haverá mundo para ninguém. Temos que fazer algo e rápido. É urgente! Temos que mudar!

O Papa Francisco disse em sua encíclica Laudato Si, Louvado Sejas:

O clima é um bem comum, um bem de todos e para todos. A nível global, é um sistema complexo, que tem a ver com muitas condições essenciais para a vida humana. Há um consenso científico muito consistente, indicando que estamos perante um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas últimas décadas, este aquecimento foi acompanhado por uma elevação constante do nível do mar... A elevação do nível do mar afecta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. (Laudato Si 23, 48)

E disse o Papa Francisco no Encontro com os Movimentos Populares na Bolívia:



O futuro da humanidade não está unicamente nas mãos dos grandes dirigentes, das grandes potências e das elites. Está fundamentalmente nas mãos dos povos, em sua capacidade de organizar-se e também nas mãos que regam com humildade e convicção este processo de mudança. Continuem com sua luta e, por favor, cuidem muito da Mãe Terra.

PERGUNTAS PARA O DEBATE

1- Se você vive próximo ao mar, tem observado mudanças de nível, de temperatura ou de sua fauna?

2- A água do mar pode se tornar potável? Investigue.

3- Sabia que a vida nasceu no mar? Sabia que 70 por cento de teu corpo é água?


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS