CAPÍTULO 13 - IRMÃO MACACO
0:00:00
0:10:54
Producido por: Radialistas Apasionadas y Apasionados (Ecuador) Idioma: Portugués Formato y tamaño: mp3 / 14,98 Mb Fecha de producción: 10 de Mayo de 2016
Por 22-04 | Día de la Tierra [Ver +]

Descripción:

A crise ecológica, junto com a destruição de boa parte da biodiversidade, pode pôr em perigo a própria existência da espécie humana.

Libreto:

FRANCISCO Bênçãos e paz para quem me ouve! Sou Francisco, o de Assis, o que recebeu do Papa de Roma uma missão muito especial: conhecer o que podemos fazer pela Terra, nossa casa comum… antes que seja tarde demais. Nestes dias visitei lugares lindos que convidam a louvar ao meu Deus, paisagens tão diferentes das do povoado onde eu nasci. Está amanhecendo… e nesta selva em que cheguei, em um país que se chama Colômbia, já estão louvando a Deus, com um escândalo ensurdecedor, umas desconhecidas criaturas negras que vejo lá em cima nas árvores. Quem serão?

MACAQUINHO Sou eu…

FRANCISCO Você… Quem é você?

MACAQUINHO Uma dessas criaturas…

FRANCISCO Quem é? Parece um menino...

MACAQUINHO Não sou um menino, sou um macaco…

FRANCISCO Um macaco? Deixe-me ver tuas mãos… São como as de um menino pequeno… Ah… e agarras o meu dedo como fazem as criaturas recém-nascidas… E tuas orelhas… São iguais às minhas!... Louvado sejas, meu Deus, por esta criatura jamais vista por meus olhos, nela me vejo como em um espelho.

MACAQUINHO Ajude-me, senhor, ajude-me…

FRANCISCO Mas, o que foi que houve?

MACAQUINHO Mataram a minha mamãe.

FRANCISCO E quem fez esse malfeito?

MACAQUINHO Caçadores… Ouvimos tiros… Pum, pum... Mataram a minha mamãe…

FRANCISCO Por que o fizeram?

MACAQUINHO O chefe disse que é por diversão… Tenho fome…

FRANCISCO Quem é teu chefe, quem são vocês?

MACACO Eu… Eu te explicarei quem somos!

MACAQUINHO Ele... é o chefe.

FRANCISCO Você desceu tão agilmente dessas árvores altíssimas que não percebi tua chegada.

MACACO Esta criatura é muito pequena para te explicar o que aconteceu. Além disso, agora é órfão, e está muito triste.

FRANCISCO Estou te ouvindo, chefe, se é que teus irmãos me deixam ouvir...

MACACO Soube que você também foi chefe de uma família de homens vestidos com esses trajes escuros que você usa, não é certo? Não foi o chefe deles? Franciscanos, assim os chamavam…

FRANCISCO Chamavam e ainda chamam. Mas, como você sabe disso?

MACACO Somos inteligentes. Os animais mais inteligentes da casa comum somos nós, os macacos.

FRANCISCO Parentes nossos então…

MACACO Obrigado, Francisco, somos família. E agora te conto. Somos bugios, vivemos em comunidade, fazemos casa nas árvores, comemos frutas e sementes, não atacamos ninguém. Mas os humanos nos atacam. A mãe desta criatura, eles a mataram agora pouco.

FRANCISCO E vocês o que fizeram?

MACACO Não somos guerreiros, somos gente de paz, como você. Uivamos mais forte, lhes atiramos galhos e paus e mais paus nesses homens que disparavam. É assim como nos defendemos. O que mais poderíamos fazer?

MACACO Ouça... ouça... Ainda andam por aí esses criminosos... Corre, corre, Francisco... Com essa roupa podem confundir você com um de nós... Vamos por este atalho!... Leve este órfão!

CAÇADOR Você tem boa pontaria, parceiro... Já matamos uma macaca grande... Mas apostamos matar meia dúzia... Por onde se esconderam essas bestas, hein?

FRANCISCO Parece que já foram... Podemos sair?

MACACO Não confie, Francisco... São astutos... Terminemos a conversa nesta toca...

FRANCISCO Mas, diga-me, chefe, por que os matam? Por essa cobiça de que me falaram nestes dias?

MACACO Alguns o fazem pelo sujo dinheiro... Outros por puro gosto, como te disse esta criatura… Por diversão. Também separam as famílias e nos vendem aos turistas. Aos circos. Aos zoológicos. Para experimentos. É triste, irmão Francisco, mas não é o mais grave…

FRANCISCO O que pode ser mais grave que divertir-se matando?

MACACO O mais grave para nossa vida é que os humanos estão derrubando árvores e acabando com as florestas, arrasando selvas para abrir estradas... Não nos respeitam, se acham os donos do mundo.

FRANCISCO Já disse o papa Francisco nessa carta que escreveu. Não somos donos e senhores, somos administradores da casa comum. Guardiões.

MACACO Pois péssimos guardiões vocês se saíram. Soubemos que os macacos aranha, os macacos-prego, alguns micos, os bugios ruivos, estão ficando sem árvores onde viver. E nem te conto das desgraças de nossos irmãos da África.

FRANCISCO Ah, também há macacos lá?

MACACO Sim, gorilas, orangotangos… e os chimpanzés, que são quase um retrado de vocês. Esses sim são teus parentes, Francisco!

CIENTISTA Se perdemos os grandes símios será porque perdemos as florestas onde eles vivem. E isto tornará mais grave a mudança climática. Nos últimos 50 anos, a população de chimpanzés no mundo passou de 2 milhões para 200 mil. Em mais 50 anos a Terra poderia ser um planeta sem chimpanzés, sem gorilas, sem bonobos... Não gostaria de nascer em um mundo onde nunca conhecerei a meus primos irmãos…

FRANCISCO Quando Caim matou Abel, Deus reclamou: O que fizeste com teu irmão? Também Deus nos pedirá conta do que fizemos com vocês.

MACACO Conosco e com tantos animais aos que lhes destroem seus lares...

MACAQUINHO Mataram a minha mamãe…

FRANCISCO Venha comigo, pequeno… Ah, safado, está me urinando!

MACACO Não é safadeza, Francisco, é carinho. Este pequeno está marcando essa sua roupa escura com urina. Quando voltar por esta selva nesse aroma ele te reconhecerá como seu amigo e saberá quem você é...

FRANCISCO Louvado sejas, meu Deus, por este pequeno irmão meu e por todos os irmãos macacos, criados por ti a nossa imagem e semelhança!

MACAQUINHO Amém!

O Papa Francisco diz em sua encíclica Laudato Si, Louvado Sejas:

O coração é um só, e a própria miséria que leva a maltratar um animal não tarda a manifestar-se na relação com as outras pessoas... Anualmente, desaparecem milhares de espécies vegetais e animais, que já não poderemos conhecer, que os nossos filhos não poderão ver, perdidas para sempre. A grande maioria delas extingue-se por razões que têm a ver com alguma actividade humana. Por nossa causa, milhares de espécies já não darão glória a Deus com a sua existência, nem poderão comunicar-nos a sua própria mensagem. Não temos direito de o fazer. (Laudato Si 92, 33)

E disse o Papa Francisco no Encontro com os Movimentos Populares na Bolívia:

A crise ecológica, junto com a destruição de boa parte da biodiversidade, pode pôr em perigo a própria existência da espécie humana.

PERGUNTAS PARA O DEBATE

1- Que espécies animais estão em risco de extinção em teu país?

2- Os animais são inteligentes? Sentem, têm memória, se comunicam? Têm direitos?

3- A evolução é uma lei ou uma teoria? Em sua encíclica, o Papa Francisco fala da evolução?


Este material se publica bajo los términos de la licencia: Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional

Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.
No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.

 

Hay 0 comentarios

captcha