Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

Capítulo 14 - IRMÃ ÁGUA
Descripción:

A medida do cumprimento da nova Agenda para o desenvolvimento será o acesso efetivo, prático e Imediato, para todos, aos bens materiais e espirituais indispensáveis: moradia, trabalho digno e devidamente remunerado, e água potável; liberdade religiosa, e mais em geral liberdade de espírito e educação.

Libreto:
FRANCISCO Bênçãos, paz e bem para todos meus irmãos e minhas irmãs. Já conhecem minha voz, já sabem que sou Francisco, o de Assis, delegado por Francisco o de Roma, para percorrer a irmã Mãe Terra e falar com suas criaturas… Ahhh... Nunca me senti tão feliz como hoje com a tarefa que meu xará me encomendou. As cataratas do Iguaçu! Nem em sonhos tinha imaginado tanta beleza. E bom, depois de contemplá-las por aqui e por lá, vim descansar junto a um manancial, que está aqui no Paraguai…

ÁGUA Mba’éichapa nde pyhareve?



FRANCISCO O quê? Quem me...?

ÁGUA Mba’éichapa nde pyhareve?

FRANCISCO Ah... Sim é você... Bom dia, irmã Água… Acho que você está falando em guarani, não é?

ÁGUA Mba’éichapa reiko?

FRANCISCO Me pergunta como tenho passado…

ÁGUA Sim...

FRANCISCO Pois te direi, irmã Água, que melhor impossível. Estar aqui é sentir-se como no princípio da criação, quando o espírito de Deus pairava sobre as águas.

ÁGUA Cantou para as cataratas? Porque sabemos que você é cantor e todas as águas do mundo sabem tua canção, irmão Francisco.

FRANCISCO Sim, louvei a meu Deus por ti, por ser tão humilde e tão preciosa. Mas agora não vim para cantar. Quero ouvir. Também você está em perigo, como as criaturas com as quais falei estes dias?

ÁGUA Sim, Francisco. Mas são teus irmãos, os homens e as mulheres, os que estão em maior perigo. Diga-me uma coisa, naquelas loucuras de jejuns que você fez em tua vida, deixava de tomar água?

FRANCISCO Não, nunca. Pão não comia, mas água sempre bebia.

ÁGUA E por isso não morria. É lei da natureza: cada filho, cada filha de Deus necessita beber-me todos os dias. Sem água não há vida.

FRANCISCO E Deus quer que tenhamos vida, e vida em abundância. E para isso, também necessitamos água em abundância.

ÁGUA Mas deve saber, Francisco, que uma boa quantidade das criaturas humanas não têm água em sua casa, não têm um poço próximo. E são milhões as mulheres que a cada dia se esgotam caminhando léguas, horas e horas para encontrar um pouco de água limpa para beber, para cozinhar, para limpar…

FRANCISCO Isso eu vi no meu tempo. Mas não pensei que ocorresse também hoje. Com tantas melhoras e tanto progresso…

ÁGUA A prosperidade, Francisco, anda de mãos dadas com o esbanjamento. Me desperdiçam. Abrem a torneira e deixam jorrar desperdiçando-me. Os ricos têm piscinas, campos de golfe e jardins que regam com milhares de litros de água. Lavam seus carros com água em abundância...

FRANCISCO Me contaram que as que mais desperdiçam são as empresas mineradoras... Gastam em um dia mais água do que o que bebe um povo intero em um ano.

ÁGUA Nada lhes importa. Até um lago tão imenso como o Cocibolca, lá na Nicarágua, o querem destroçar com um canal…

FRANCISCO Irresponsáveis! Se isto continuar assim, chegará um dia em que não terão nem um copo de água para beber.

ÁGUA Para muita gente já chegou esse dia, Francisco.

LOCUTOR Em 2015, 1,2 bilhões de pessoas, uma quinta parte da humanidade, vivia em lugares com escassez de água.

LOCUTORA Em 2025, serão 1,8 bilhões.

LOCUTOR Em 2030, será a metade da população mundial.

LOCUTORA A cada ano morrem 6 milhões de crianças por diarreias e cólera, por tomarem água contaminada.

LOCUTOR A cada dia, hoje, hoje mesmo, morrerão 20 mil.

FRANCISCO 20 mil?... Não pode ser... Meu povoado de Assis não tinha tanta gente. Não pode morrer todo um povo em um dia por falta de água.

ÁGUA Pois morrem. Os rios estão contaminados, os poços secos. E como eu estou acabando, como cada vez sou mais escassa, as empresas vêm e me compram.



FRANCISCO Comprar água, como é isso?

ÁGUA Aqui no Paraguai, sob a terra, há um manto de água enorme, extraordinário, chamado de Patiño. Uns pouquinhos fizeram sua fortuna comigo. Me compraram, me converteram em um negócio.

FRANCISCO Mas a água é um bem comum, um presente de Deus. Ninguém pode ser dono da água.

ÁGUA Pois estes se apropriam de mim. Sabe como fazem? Como esse manto imenso de água está sob a terra, as empresas compram esses terrenos e abrem poços e mais poços… E tiram água e mais água, sem controle, sem pagar nada.

FRANCISCO E o que fazem com a água que retiram?

ÁGUA Colocam em garrafas e vendem ou fazem sucos, cervejas, bebidas escuras… Umas bebidas doces que não alimentam, mas vendendo-as ganham milhões.

FRANCISCO E quando você acabar, irmã Água?

ÁGUA Farão guerras por mim. Já não lhes importará o petróleo, porque o petróleo não se bebe. Mas sem água não se vive. Matarão por uns goles de água.

FRANCISCO Pobre irmã, já não me conte mais. Vejo os abusos que estão cometendo contigo.

ÁGUA Quero te dizer, irmão Francisco, sem nenhuma arrogância, que o segredo da vida sou eu. Eu estive no princípio da vida. Até você começou tua vida em um berço de água no ventre da tua mãe. Se não cuidarem de mim, Francisco, a vida morrerá.

FRANCISCO Me chamou de cantor, mas vejo que você é uma poetisa, irmã Água. Brindemos, brindemos agora com a água deste manancial para que estejamos a tempo de salvar a vida salvando-te!

Diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, Louvado Sejas:

O acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos. Este mundo tem uma grave dívida social para com os pobres que não têm acesso à água potável, porque isto é negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável. (Laudato Si, 30)

E disse o Papa Francisco no Encontro com os Movimentos Populares na Bolívia:

A medida do cumprimento da nova Agenda para o desenvolvimento será o acesso efetivo, prático e Imediato, para todos, aos bens materiais e espirituais indispensáveis: moradia, trabalho digno e devidamente remunerado, e água potável; liberdade religiosa, e mais em geral liberdade de espírito e educação.

PERGUNTAS PARA O DEBATE

1- Você desperdiça água em tua vida diária? Como?

2- Que porcentagem da população em teu país não tem água potável?

3- Você toma refrigerante? O que você acha que aconteceria se o governo proibisse a venda de refrigerantes?


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS