Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

Capítulo 15 - IRMÃO COLTAN
Descripción:

Na região dos Grandes Lagos, há rostos concretos... Nas guerras e conflitos há seres humanos singulares, irmãos e irmãs nossos, homens e mulheres, jovens e anciãos, crianças que choram, sofrem e morrem. Seres humanos que se convertem em material de descarte.

Libreto:
FRANCISCO Paz e bênçãos para vocês, irmãs e irmãos que me ouvem nestes dias! Sou Francisco, o de Assis, o andarilho. Eu caminhei toda Itália de cima a baixo com chuva e com frio... E seguramente, como fui tão viajante, meu xará o papa Francisco me pediu que viesse até aqui... Sabem aonde eu cheguei? Nada menos que na África. Sim, África… embora não sei bem em que zona estou nem com quem posso falar para saber o que ocorre por estas terras.

COLTAN Fala comigo, Francisco.

FRANCISCO Quem é você, por que não vejo ninguém diante de mim?

COLTAN É que te falo do fundo da terra.

FRANCISCO E por que te ouço tão claramente, ainda que você esteja tão escondido?

COLTAN Porque eu sou um bom condutor de eletricidade. Sabe para que me usam? Para os celulares, os telefones móveis. Por isso você me ouve tão bem.

FRANCISCO Não sei do que você está falando... celulares?

COLTAN São uns telefones pequeninos que os humanos levam para todos os lados e servem para comunicar-se. Não viu muita gente com eles?

FRANCISCO A meio mundo vejo com esses aparelhos encostados na orelha falando sozinhos. Depois me explica mais sobre esse invento. Primeiro diga-me como você se chama.

COLTAN Me chamam de coltan. Sou um mineral negro, raro, muito escasso…

FRANCISCO Pois irmão Coltan, vim averiguar o que acontece nestas terras. Conte-me onde estou.

COLTAN Está no Congo, no coração da África. Olha a tua direita... Mais além daquelas montanhas, está o berço da Humanidade, onde nasceram os primeiros humanos…

FRANCISCO Adão e Eva?

COLTAN Não sei como se chamavam, mas… tudo começou aqui, na África. Agora olha a tua esquerda, para o horizonte. Mais além está o mar. Por essas costas milhares, milhões de africanos, homens e mulheres, foram levados como escravos a América. Os arrancaram de suas terras e os fizeram trabalhar como animais. A compra e venda de seres humanos durou séculos...

FRANCISCO Meu pai comerciava tecidos. E aqui comerciavam gente!

COLTAN Destas terras roubaram tudo: ouro, diamantes, petróleo, urânio... Agora roubam a mim. Antes, eu vivia tranquilo nas profundezas da terra, nem me conheciam. Agora matam por mim.

FRANCISCO Como é isso, irmão coltan?

COLTAN Estão desesperados para encontrar-me. Me procuram, me necessitam, me desejam…

PUBLICITÁRIO Telefones inteligentes, videogames, televisores de plasma, vídeo consoles, câmaras digitais, computadores portáteis, tabletes! A eletrônica põe o mundo em suas mãos!

COLTAN Para fabricar todos esses aparelhos precisam de mim. E para possuir-me, matam. Há uma dezena de anos aqui no Congo tem havido guerra atrás de guerra…

FRANCISCO Guerras!

COLTAN Sim, Francisco, está pisando em mortos… Cinco, seis milhões de homens, de mulheres, de crianças morreram aqui… Quem poderá contá-los?

FRANCISCO Quem os mata, irmão coltan?

EFEITO GUERRA

COLTAN As corporações transnacionais fazem os povos guerrearem uns contra os outros, vendem armas, organizam guerrilhas, contratam mercenários. Se apoderam das terras em que vivi esquecido tanto tempo.

FRANCISCO Quando os ricos fazem a guerra, são os pobres que morrem.

JORNALISTA 1 80 por cento das reservas mundiais de coltan estão no Congo.

JORNALISTA 2 As empresas eletrônicas abrem cada vez mais minas para extrair coltan.

JORNALISTA 1 Minas custodiadas por militares fortemente armados.

JORNALISTA 2 Minas que produzem mortais emanações radioativas de urânio e rádio.

COLTAN Está ouvindo, Francisco? É o funcionamento de uma mina próxima. Sabe como trabalham lá? De sol a sol, como escravos. Comem e dormem próximos das minas. Um mineiro pode extrair um quilo de coltan por dia. Me vendem a 500 dólares o quilo… mas pagam 2 dólares para o trabalhador. As crianças ganham menos: 25 centavos diários.

FRANCISCO Como? Crianças trabalham nesses lugares?

COLTAN Sim, Francisco. Essas minas parecem formigueiros. São longos túneis que abrem a flor da terra, buracos que escavam nas colinas. Quanto menores são, melhor entram por esses buracos. Trabalham aos milhares… Os recrutam desde os seis, sete anos… Entram e saem, entram e saem e dentro se asfixiam, muitos morrem esmagados...

JORNALISTA 1 Por cada quilo de coltan morrem duas crianças no Congo.

JORNALISTA 2 O Congo é um dos países mais empobrecidos do planeta.

JORNALISTA 1 As minas de coltan deixaram florestas arrasadas...

JORNALISTA 2 ... reservas naturais devastadas...

JORNALISTA 1 ... populações de elefantes e gorilas exterminadas...

JORNALISTA 2 ... campos de cultivo convertidos em lodaçais.

COLTAN Os aparelhos eletrônicos ajudaram muito a teus irmãos humanos, mas também os enlouqueceram. Os compram, os roubam, os descartam para comprar o último modelo. Consumir, consumir é a única coisa que lhes importa… Uma poluição mental!

FRANCISCO Irmão coltan, sabemos o nome de quem condenou Jesus, Pôncio Pilatos… Digamos os nomes das empresas que condenaram a este povo, a este país…

DOIS JORNALISTAS Nokia, Samsung, Motorola, Apple, Dell, Sony, Toshiba, Microsoft, IBM, HP!... Os nomes destas poderosas empresas estão gravados nos mais de 7 bilhões de telefones móveis que hoje possuem os 7 bilhões de pessoas que povoam nosso planeta...

COLTAN Em todos eles há um pouco de mim, o coltan. Em todos eles há muito sangue.

Diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, Louvado Sejas:

Não podemos ignorar que a energia nuclear, a biotecnologia, a informática, o conhecimento do nosso próprio DNA e outras potencialidades que adquirimos, nos dão um poder tremendo. Ou melhor: dão, àqueles que detêm o conhecimento e sobretudo o poder económico para o desfrutar, um domínio impressionante sobre o conjunto do género humano e do mundo inteiro... Nas mãos de quem está e pode chegar a estar tanto poder? É tremendamente arriscado que resida numa pequena parte da humanidade. (Laudato Si 104)

E disse o Papa Francisco nas Nações Unidas:

Na região dos Grandes Lagos, há rostos concretos... Nas guerras e conflitos há seres humanos singulares, irmãos e irmãs nossos, homens e mulheres, jovens e anciãos, crianças que choram, sofrem e morrem. Seres humanos que se convertem em material de descarte.



PERGUNTAS PARA O DEBATE

1- É certo que a África é o berço da Humanidade, que nossos genes são africanos?

2- Por que na África há tanta pobreza?

3- Você é viciado em celular ou de algum equipamento eletrônico?


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS