Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

ENCERRAMENTO DO III FÓRUM SOCIAL DAS AMÉRICAS NA GUATEMALA.
ENCERRAMENTO DO III FÓRUM SOCIAL DAS AMÉRICAS NA GUATEMALA.
Descripción:

Uma grande manifestação por uma outra América possível marcou o encerramento do terceiro Fórum Social das Américas. Milhares de pessoas e representantes de diversos movimentos sociais estiveram reunidos na praça central da cidade para celebrar essa vontade comum de mudança e de esforço pelo fim das diferenças sociais e da exploração. Confira nesta reportagem os pontos principais discutidos e fortalecidos nesse grande encontro, que foi o Terceiro Fórum Social das Américas, onde os movimentos sociais puderam trocar experiências e se preparar para o próximo Fórum Social Mundial, de janeiro de 2009, em Belém do Pará, no Brasil.

Libreto:
O Terceiro Fórum Social das Américas foi realizado entre os dias 7 e 12 de outubro na Universidade de São Carlos, na capital da Guatemala. Os cerca de 7 mil inscritos de diversos países do mundo participaram de discussões e oficinas sobre tratados de livre comércio, reforma agrária, degradação ambiental, direitos dos povos indígenas e das mulheres, entre outros temas.

Cooperação e solidariedade deram o tom de todo o Fórum. A cerimônia de abertura, no dia 7 de outubro, celebrou a integração entre os povos.

Son. Abertura

Além das apresentações musicais populares do continente, a abertura foi marcada por um ato político. Representantes de diversas organizações manifestaram a importância das lutas de combate ao imperialismo e à exploração. Também em solidariedade à Cuba, ao governo da Bolívia, em defesa dos direitos humanos e do respeito aos povos indígenas.

Son Lourdes Fernandes

Na cerimônia, um destaque para o menino Augustin Kaysa, representante das crianças americanas, que despertou muita emoção .

Augustin

De 8 a 12 de outubro, foram cerca de 20 atividades paralelas todos os dias. Oficinas, palestras, seminários, exibição de filmes e intervenções artísticas. Também foram realizadas diversas manifestações para dar visibilidade às lutas. No dia 8 de outubro, primeiro dia de atividades, uma marcha em defesa da legalização do aborto tomou as ruas da cidade da Guatemala.

Isolda Dantas, da Marcha Mundial de Mulheres, explica a importância.

Isolda

Dentre as principais questões destacaram-se a luta contra os transgênicos, os tratados de livre comércio impostos pelos Estados Unidos, a concentração de terra, a exploração do trabalho infantil, a degradação do meio-ambiente, a militarização dos países latino-americanos; Também a defesa e valorização das comunidades indígenas, o fim das opressões de gênero, de orientação sexual e principalmente de classe.

O entendimento foi que todas as lutas específicas devem estar unidas na luta contra o neoliberalismo e o imperialismo. Em muitas mesas, a comunicação foi destacada como estratégica na integração entre os povos e para o fortalecimento dos movimentos sociais.

Joaquim Pinheiro, do MST, fala sobre o papel central da comunicação.

Joaquim P.

9 de outubro foi dia de celebração dos cinquenta anos da revolução cubana e do apoio ao governo da bolívia. Uma das reivindicações foi ainda a retirada de tropas estrangeiras do Haiti, como conta Luis Bassegio, do Grito dos Excluídos.

LUIS B.

Durante o fórum houve a sessão do tribunal permanente dos povos, em que empresas transnacionais são julgadas por desrespeito aos direitos humanos. No total, oito empresas foram acusadas.

No sábado, último dia de atividades do Fórum, foi realizada a assembléia dos movimentos sociais. Na declaração final, foi marcado o contexto atual de crise financeira, alimentar, energética, ambiental e ética. O texto contempla a resistência contra a militarização, contra os tratados de livre comércio propostos pelos Estados Unidos e pela Europa, e contra a criminalização dos movimentos sociais.

O Fórum marca a defesa da democratização das comunicações, dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras de todo o continente, e o direito de todas as mulheres de poder decidir sobre seu corpo e sexualidade. A carta marca ainda o compromisso com as lutas de povos e comunidades indígenas pela reforma agrária e soberania alimentar. Reconhece os princípios de cooperação da Alternativa Bolivariana para as Americas, a Alba.

Foi reiterada a solidariedade com os governos da Bolívia e Equador, a comemoração dos cinquenta anos da revolução cubana e a retirada imediata das tropas estrangeiras do Haiti.

Esses foram os pontos principais discutidos e fortalecidos nesse grande encontro, que foi o Terceiro Fórum Social das Américas, onde os movimentos sociais puderam trocar experiências e se preparar para o próximo Fórum Social Mundial, de janeiro de 2009, em Belém do Pará, no Brasil.

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS