LOC 2: O encontro é uma prévia do Fórum Social Mundial, que teve início em 2001 e passou a ser considerado um espaço significativo para a articulação de iniciativas sociais a nível mundial. O primeiro Fórum Social das Américas foi realizado em julho de 2004 na cidade de Quito, capital do Equador. E o segundo foi em 2006, em Caracas, na Venezuela.
LOC 1: A Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) esteve presente no primeiro encontro. Sofía Hammoe, da mesa diretora da entidade, fala sobre a importância do diálogo entre uma grande diversidade de associações em busca de soluções comuns.
Sonora Sofia Hammoe
LOC 2: Nesta edição do Fórum, merecem destaque as atividades com vistas à defesa da vida frente ao neoliberalismo. Concentração agrária, exploração do homem e da terra e alternativas dos recursos naturais são alguns dos temas que demonstram essa preocupação.
LOC 1: Representantes da Aliança Social Continental também estarão na Guatemala. A Aliança foi criada em 1997 para fazer frente ao processo de implantação da Área de Livre Comércio das Américas, ALCA. As organizações que formam a Aliança entenderam que, mais do que um tratado comercial, a Alca estaria, na verdade, ao lado dos interesses das grandes corporações transnacionais.
LOC 2: Após o enfraquecimento da Alca, a Aliança resolveu dar um passo além, e ampliar sua principal bandeira de luta para o combate ao livre comércio. Além dos acordos internacionais, promove discussões acerca da migração, saúde, integração regional e a criminalização de povos originários e afrodescendentes. Esses temas são alguns dos propostos para o Fórum.
LOC 1: Graciela Rodriguez, uma das coordenadoras da Aliança Social Continental, apontou alguns eixos de destaque para o encontro deste ano.Sonora Graciela Rodriguez
LOC 2: O Tribunal Permanente dos Povos é uma sessão de julgamento das transnacionais denunciadas pelos movimentos sociais, organizações sindicais e populares. Essas grandes empresas são julgadas por praticarem a violação aos direitos humanos em vários países.
LOC 1: A outra preocupação é a luta contra os Acordos de Associação Econômica e Cooperação Política firmados entre a União Européia e os países da América Latina. 8 de outubro será o dia da jornada contra esses acordos, conhecidos como ADAS. Nesse dia, tanto a Aliança quanto outras organizações promoverão uma jornada de atividades que pensem a defesa dos direitos do homem e da terra.
LOC 2: Cerca de seis mil pessoas de todo o hemisfério estão sendo esperadas para o Terceiro Fórum Social das Américas. Este será o encontro de pessoas e organizações reunidas em torno do mesmo princípio de que um outro mundo é possível. Você pode ter notícias do Fórum dia-a-dia.
LOC 1: A Agência Pulsar fará uma cobertura especial do encontro, em parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e com a Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica, ALER. Confira as notícias no nosso endereço: www.brasil.agenciapulsar.org.