Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

FSA REÚNE MOVIMENTOS SOCIAIS DO CONTINENTE
FSA REÚNE MOVIMENTOS SOCIAIS DO CONTINENTE
Descripción:

A primeira reportagem especial da Agência Pulsar sobre o III Fórum Social das Américas - de 7 a 12 de outubro, na Guatemala -, situa o ouvinte em relação aos aspectos básicos do evento: a história, o contexto e os objetivos. Auxilia a compreender a importância de espaços onde os movimentos sociais do continente se reúnem para pensar os problemas e as soluções comuns, com iniciativas como o Tribunal Permanente dos Povos. Pelos depoimentos de Sofía Hammoe, da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), e Graciela Rodriguez, coordenadora da Aliança Social Continental (ASC), ouvimos as experiências de quem esteve nas edições anteriores, e as expectativas para o próximo Fórum.

Libreto:
LOC 1: Em 2008, a Guatemala será sede do Terceiro Fórum Social das Américas. Entre os dias 7 e 12 de outubro, diversos setores dos movimentos sociais e sindicais do continente americano estarão reunidos na Universidade de São Carlos de Guatemala, para construir uma estratégia unificada de luta contra a exploração. Dentre os objetivos estão a garantia de liberdade dos povos do continente e a defesa dos recursos naturais e do território.

LOC 2: O encontro é uma prévia do Fórum Social Mundial, que teve início em 2001 e passou a ser considerado um espaço significativo para a articulação de iniciativas sociais a nível mundial. O primeiro Fórum Social das Américas foi realizado em julho de 2004 na cidade de Quito, capital do Equador. E o segundo foi em 2006, em Caracas, na Venezuela.

LOC 1: A Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) esteve presente no primeiro encontro. Sofía Hammoe, da mesa diretora da entidade, fala sobre a importância do diálogo entre uma grande diversidade de associações em busca de soluções comuns.

Sonora Sofia Hammoe

LOC 2: Nesta edição do Fórum, merecem destaque as atividades com vistas à defesa da vida frente ao neoliberalismo. Concentração agrária, exploração do homem e da terra e alternativas dos recursos naturais são alguns dos temas que demonstram essa preocupação.

LOC 1: Representantes da Aliança Social Continental também estarão na Guatemala. A Aliança foi criada em 1997 para fazer frente ao processo de implantação da Área de Livre Comércio das Américas, ALCA. As organizações que formam a Aliança entenderam que, mais do que um tratado comercial, a Alca estaria, na verdade, ao lado dos interesses das grandes corporações transnacionais.

LOC 2: Após o enfraquecimento da Alca, a Aliança resolveu dar um passo além, e ampliar sua principal bandeira de luta para o combate ao livre comércio. Além dos acordos internacionais, promove discussões acerca da migração, saúde, integração regional e a criminalização de povos originários e afrodescendentes. Esses temas são alguns dos propostos para o Fórum.

LOC 1: Graciela Rodriguez, uma das coordenadoras da Aliança Social Continental, apontou alguns eixos de destaque para o encontro deste ano.Sonora Graciela Rodriguez

LOC 2: O Tribunal Permanente dos Povos é uma sessão de julgamento das transnacionais denunciadas pelos movimentos sociais, organizações sindicais e populares. Essas grandes empresas são julgadas por praticarem a violação aos direitos humanos em vários países.

LOC 1: A outra preocupação é a luta contra os Acordos de Associação Econômica e Cooperação Política firmados entre a União Européia e os países da América Latina. 8 de outubro será o dia da jornada contra esses acordos, conhecidos como ADAS. Nesse dia, tanto a Aliança quanto outras organizações promoverão uma jornada de atividades que pensem a defesa dos direitos do homem e da terra.

LOC 2: Cerca de seis mil pessoas de todo o hemisfério estão sendo esperadas para o Terceiro Fórum Social das Américas. Este será o encontro de pessoas e organizações reunidas em torno do mesmo princípio de que um outro mundo é possível. Você pode ter notícias do Fórum dia-a-dia.

LOC 1: A Agência Pulsar fará uma cobertura especial do encontro, em parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e com a Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica, ALER. Confira as notícias no nosso endereço: www.brasil.agenciapulsar.org.

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS