Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

INTEGRAÇÃO REGIONAL EM PAUTA NO FSA
INTEGRAÇÃO REGIONAL EM PAUTA NO FSA
Descripción:

Nesta segunda reportagem sobre o III Fórum Social das Américas, conheça as propostas de dois representativos movimentos sociais brasileiros: MST e CUT, para o encontro na Guatemala.

Libreto:
Integração regional na pauta de discussão das entidades sociais no III Fórum Social das Américas

Loc 1: Mais de trezentas atividades estão sendo esperadas para o Fórum Social das Américas, que ocorre de 7 a 12 de outubro de 2008 na capital da Guatemala. Os eventos serão gestionados pelas próprias organizações inscritas no encontro.

Loc 2: Um dos representantes do Brasil no Fórum será o MST, movimento social organizado de referência no país. Joaquim Pinheiro, do coletivo de relações internacionais da entidade, fala sobre a importância de se discutir a questão da terra. O tema se relaciona à luta pela reforma agrária e garantia dos direitos dos povos.

Loc 1: Joaquim Pinheiro destaca a crise alimentar e a problemática da fome, relacionadas à discussão atual em torno da soberania alimentar.

Sonora 1 (Joaquim Pinheiro)

Loc 2: A Alternativa Bolivariana para as Américas, a ALBA, foi lembrada por Joaquim Pinheiro como uma importante inciativa de integração dos povos da América Latina e Caribe. A ALBA foi criada em oposição exatamente à Área de Livre Comércio das Américas, a ALCA.

Loc 1: O modelo de livre comércio defendido pelos Estados Unidos e proposto pela ALCA significaria, na verdade, a remoção de barreiras que minimizavam os interesses das grandes empresas.

Sonora 2 (Joaquim Pinheiro)

Loc 2: A questão do livre comércio será um dos temas centrais do Fórum. Esta também é a linha de discussão proposta por outra entidade participante do encontro: a Central Sindical das Américas. A organização foi criada em março deste ano, com o objetivo de unificar as discussões e principais bandeiras de luta das entidades sindicais do continente.

Loc 1: Gonçalo Berrón, representante da Central, explicou que a entidade irá propor no Fórum um espaço para discutir exatamente a integração regional e articulação da luta contra os acordos de livre comércio, principalmente os Acordos de Associação com a União Européia.

Sonora 3 (GB)

Loc 2: Outros eixos principais do movimento dos trabalhadores é a garantia de liberdade sindical e a defesa do trabalho decente. Além disso, pensar em uma política por parte dos Sindicatos em relação à migração. Gonçalo Berrón disse que o importante é trabalhar em articulação com os outros movimentos sociais organizados.

Loc 1: Milton Canuto, da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, apontou a importância da participação da Central Sindical das Américas neste que é o primeiro fórum após a sua fundação. Ele também destacou a questão econômica como central na discussão atual, e a defesa da CUT de uma política que garanta a distribuição de renda.

Loc 2: A Central também irá defender o processo de negociação coletiva nos países das Américas, além de se articular com os outros movimentos na luta pela reforma agrária e pela busca de soluções para a crise dos alimentos.

Sonora 4 (Milton Canuto)

Loc 1: Além das discussões acerca da situação econômica, propostas de integração regional e alternativas à exploração, o Fórum Social das Américas prevê ainda uma série de atividades culturais. Cinema, teatro, poesia, música, debates e exposições estão previstos na programação.

Loc 2: Para 9 de outubro, está agendado um ato político com a presença do Presidente boliviano Evo Morales. Um ato cultural posterior à manifestação será realizado no mesmo 9 de outubro, em comemoração aos cinqüenta anos do socialismo em Cuba. A data lembra os quarenta e um anos do assassinato de Che Guevara, símbolo da revolução cubana. O ato é para lembrar um dos grandes defensores das Américas, servindo como exemplo de resistência e combate, que são exatamente as preocupações do Fórum.

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS