Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 01 - GIRO COMUNITÁRIO
MÓDULO 01 - GIRO COMUNITÁRIO
Descripción:

No Giro Comunitário (Módulo 01, 12:51 minutos, 6.00 Mb) você continua acompanhando o desenrolar da preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação. E no Sudeste, a história de duas rádios que avançam na luta pela democratização da mídia: enquanto a rádio Bicuda FM é homenageada, a rádio Novos Rumos, de Queimados, comemora a outorga definitiva! E este Giro fala ainda do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais de Recife, que tem o objetivo de preservar a memória, as idéias e as ações dos movimentos populares da região. Também tem a cartilha “Direitos Humanos na Mídia Comunitária: a cidadania vivida no nosso dia a dia” lançada pela Oboré e a homenagem da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro à rádio Bicuda FM.

Libreto:
-----Giro Comunitário

Loc 1: Os movimentos sociais da cidade de Recife contam com a colaboração de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco. É o Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais, que tem como objetivo preservar a memória, as idéias e as ações dos movimentos populares da região.

Loc 2: Uma das importantes ações do Núcleo é a ajuda prestada às rádios comunitárias da cidade. Quem está à frente é a advogada Renata Rolim, que presta orientações jurídicas de prevenção a dirigentes, moradores das comunidades e a quem trabalha nas rádios comunitárias. Como agora é professora na Universidade Federal da Paraíba, ela tem buscado ampliar a rede de atuação do Núcleo, e assim prestar assessoria jurídica por lá...

Sonora Renata falando sobre seu trabalho. 5min33 (tem que juntar com o início) Trabalho de orientação juridica preventiva, e tb de orientar os advogados a mostrar quais são os melhores caminhos. Parece que fica melhor...

Loc 1: Renata conta que fez doutorado na Espanha, onde pesquisou sobre as legislações de rádios comunitárias. Ela procurou entender os mecanismos da lei 9612, que gere a radiodifusão comunitária brasileira. Assim como muitos já comentaram em entrevista à Agencia Pulsar, ela também nota os entraves que a lei traz às rádios comunitárias.

Sonora Renata sobre a lei de radiodifusão

Loc 2: O Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da UFPE existe há cinco anos, mas as discussões sobre a democratização da comunicação e a importância das rádios comunitárias já têm mais tempo - pelo menos uns 7 anos. Como diz Renata, é preciso selecionar bem as emissoras assessoradas, porque são muitas as que usam o nome de comunitária, mas de fato estão ligadas a um grupo político específico ou então religioso.

Loc 1: Quem estiver interessado em procurar a ajuda do Núcleo da UFPE, basta acessar http://www.ufpe.br/ndmspe, ou então enviar um email para XXX.

...........................*******************************************************************************

Oboré – cartilha

Loc1: “Direitos Humanos na Mídia Comunitária: a cidadania vivida no nosso dia a dia”. Esse é o tema de uma cartilha lançada recentemente pela Unesco e pela rede de comunicação popular Oboré . A publicação é divulgada exclusivamente em versão eletrônica. O objetivo é apresentar noções básicas sobre direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Loc2:Como conta a jornalista Ana Luisa Gomes, diretora da Oboré, a ideia é divulgar a questão dos Direitos Humanos em diversas mídias alternativas e populares. O material, escrito de maneira simples, contribui para que o tema da cidadania passe a ser de domínio público e de uso popular.

Sonora Ana Luisa sonora 4:42 (um pouco para trás)a publicacao se baseou em 3 grandes temas (Declaração dos DH; constituica e ECA; E o objetivo mostrar que tudo que está na lei é aplicável no dia a dia)

Loc1: Além da cartilha on-line, foram lançados dez spots que complementam e ilustram os conteúdos abordados na publicação. Os áudios falam sobre violência familiar e na escola; discriminação da mulher; pessoas com deficiência; abordagem policial; idosos e documentação.

Loc2: Ana Luisa conta que a Conferência Nacional de Comunicação virou inclusive tema de dois spots, que explicam os objetivos do encontro e esclarecem como participar. Ouça o audio sobre esse assunto:

Spot sobre confecom

Esse spot e os demais podem ser usados por todas as rádios livres e comunitárias para debater os direitos dos cidadãos. Para baixar a cartilha e os arquivos em áudio, basta buscar na página www.obore.com.br.

***************************************************************........................................

Loc1: Atenção ouvintes! A Conferência Nacional de Comunicação está se aproximando. Ela será realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Loc2: A Conferência foi convocada oficialmente por meio do decreto de 16 de abril de 2009, com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. Essa é uma conquista dos movimentos sociais e pela democratização da comunicação, pois é uma reivindicação antiga de diversos grupos da sociedade civil organizada.

Loc1: Apesar de diversas críticas ao processo, muitos entendem a Conferência como um avanço, pois permitiu ampliar a discussão sobre o tema. Um dos objetivos é entender e tratar a comunicação como um direito de todos e todas, e não apenas privilégio de um pequeno grupo.

Loc2: Com o objetivo de preparar a sociedade para esse debate e eleger delegados para a etapa nacional, foram realizadas conferências municipais e regionais. Atualmente estão ocorrendo pelo Brasil afora as estapas estaduais da Confecom. Informe-se sobre as datas e os locais dos encontros pela página proconferencia.org.br, e não deixe de participar na sua cidade.

***************************************************************************

Loc1: E no Rio de Janeiro, uma rádio comunitária teve motivos para festejar no dia 21 de outubro! A rádio Bicuda FM recebeu a medalha Pedro Ernesto na câmara dos vereadores do Rio.

Loc2: Para o vereador Eliomar Coelho, responsável pela solicitação da entrega da medalha, o evento é o reconhecimento de um longo trabalho realizado pela rádio. A solicitação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Loc1: A Bicuda integra uma Ong, de mesmo nome, que há dez anos luta pela preservação ambiental. O presidente da rádio, Carlos Osório, conta que ao longo desse tempo os participantes da rádio já enfrentaram vários problemas. Inclusive o fechamento da rádio pela Anatel, o que resultou na perda dos equipamentos.

Loc2: Felizmente os problemas com a regularização já foram resolvidos e há cerca de 1 ano a rádio Bicuda conseguiu a outorga.

Loc1: Outro problema que a rádio teve que enfrentar foi a mudança de endereço. Devido a problemas técnicos, foi preciso se afastar cerca de 1km do local original.

Loc2: Carlos explica que neste momento estão se aproximando da nova comunidade onde a rádio atua.

SONORA

Loc1: A grade da rádio conta com muita música, principalmente brasileira, mas a programação também está direcionada por três princípios básicos citados por Carlos: Democratização da comunicação, defesa do meio ambiente e construção da cidadania.

SONORA

Loc2: A Bicuda FM fica na Serra da Misericórdia, região do subúrbio do Rio de Janeiro que enfrenta vários problemas ambientais. Mas sintonizando no dial 91, 7 FM, a população local pode ouvir e propor meios para preservar a área e melhorar a qualidade de vida na região.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS