O que muita gente não sabe é que no Brasil os canais de televisão são concessões públicas. Portanto, há leis que dizem o que pode ou não passar nas nossas telinhas. É obrigação, por exemplo, que todos os canais ofereçam programas de qualidade, educativos e que atendam ao interesse público.
É isso que você vê na sua casa?
Tec. Sonora Vera
Essa que opinou é a D. Vera Lúcia Sanches, uma das milhares de telespectadoras brasileiras. O que diz D. Vera tem muito a ver com o modelo de programação das emissoras comerciais. Como qualquer empresa elas buscam lucro. E para ter lucro fazem de tudo para agradar os patrocinadores, garantir mais propagandas e incorporar as pessoas cada vez mais a um modelo de consumo. É por isso que mudam os programas, mas no fundo os canais parecem todos iguais.
EFEITO SONORO
Outra coisa que muita gente não sabe é que nem todos os canais abertos são empresas privadas. No caso do Brasil temos uma empresa pública,a Empresa Brasil de Comunicação. O sistema público de comunicação está previsto na Constituição de 1988 e é importante para garantir a diversidade da informação. Administrada pelo governo federal, a chamada EBC tem inclusive um conselho curador. Este conselho define o conteúdo que passa nas emissoras da EBC.
Em março a EBC abriu pela primeira vez uma consulta pública para escolher membros da sociedade para participar do conselho. A indicação dos primeiros membros do Conselho Curador foi feita pelo presidente da república.
Laurindo Leal, que é ouvidor da EBC, explica a importância do Conselho.
Tec sonora laurindo.
Além do Conselho Curador, a EBC também possui uma ouvidoria. E no caso da TV o responsável é Laurindo Leal. Este orgão se reúne todo mês com o Conselho Curador, levando as críticas e sugestões. Quem explica é a atual presidente do conselho, Ima Vieira.
Tec. Sonora Ima Vieira
Todo este processo faz parte do que chamamos de controle social.
Efeito sonoro OHHHHHHHHH
Sim, controle social é coisa boa. Não é censura não. Ouça a explicação do jornalista Laurindo Leal.
Tec. Laurindo
Efeito sonoro
Para seguir com o processo de gestão cada vez mais pública da EBC, sessenta e cinco organizações de diferentes segmentos da sociedade participaram da indicação dos novos membros do conselho. Entidades ligadas à produção audiovisual, organizações não-governamentais e associações da classe trabalhadora puderam fazer indicações. Vale frisar que não foi permitida a participação de políticos e instituições religiosas.
Com esses nomes foram montadas três listas tríplices que agora estão com o presidente da república. Ele decidirá quem serão os três novos conselheiros. O resultado sai no dia 11 de maio.
Efeito sonoro
Todo este processo é importante para a implementação de canais de rádio e televisão realmente públicos no Brasil. Mesmo com a EBC muitos apontam que o que temos ainda não são veículos controlados pelo público, mas pelo estado brasileiro.
Você pode não ter indicado ninguém para as listas, mas todos os brasileiros e brasileiras podem ajudar na construção destes canais. Basta entrar em contato com a Ouvidoria da EBC. Envie uma carta Para Ouvidoria na caixa postal oito oito quatro zero. O endereço é SCLN número sete zero dois barra três, bloco b, terceiro andar, Brasília, Distrito Federal. Cep. Sete zero sete dois zero traço seiscentos e vinte. O e-mail é ouvidoria arroba ebc ponto com ponto br. O telefone também está disponível. Disque o ddd sessenta e um, e o número três sete nove nove, cinco dois quatro três.