Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 03 - TEMA EM DEBATE
Descripción:

O módulo Tema em Debate explica o que é a agroecologia e como ela funciona no dia a dia de agricultores que preservam sua cultura.

Libreto:
LOC1: O cultivo de alimentos livre de insumos e de produtos químicos, baseado na policultura e no respeito aos ciclos da natureza, pode ser algo notável diante da alta mecanização das técnicas agrícolas. Mas existem grupos de norte a sul do país que insistem em preservar os frutos do conhecimento tradicional. Seus princípios são norteados pela agroecologia. Quem explica melhor esse conceito é Paula Almeida, da AS-PTA, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa.

SONORA: PAULA ALMEIDA 1

LOC2: Paula explica que os grupos interessados em fazer agroecologia enfrentam alguns obstáculos, desde a chamada Revolução Verde, nas décadas de 60 e 70. Nesse período, alguns países menos desenvolvidos aumentaram sua produção agrícola com a industrialização. Nesse contexto, o saber tradicional acabou sendo substituído pela mecanização das técnicas e pelo intenso uso de insumos e agrotóxicos.

LOC1: Há também um apelo muito grande por parte do agronegócio para que os trabalhadores rurais adotem o modo de produção agroquímico. De acordo com Paula, além dos agrotóxicos, as empresas insistem na utilização de alimentos transgênicos.

LOC2: Pessoas que trabalham com agroecologia defendem que os transgenicos colocam em risco a segurança alimentar. Paula explica que, além da incerteza quanto ao efeito na saúde humana, trazem o risco de contaminação para outras sementes, se forem plantados perto de outras lavouras.

LOC1: Muitas empresas ligadas ao agronegócio defendem que a utilização de agrotóxicos e insumos garante maior produtividade. Paula acredita que essa questão deve ser analisada como um todo.

SONORA: PAULA ALMEIDA

LOC2: Contrários a essa forma de intervir no meio-ambiente, alguns grupos de trabalhadores rurais se unem a pesquisadores e fazem brotar os frutos de seus saberes. Nascem daí os bancos de sementes. O hábito de guardar as sementes em bancos familiares é milenar. Com os riscos de perder algumas sementes, surge a alternativa de preservá-las em espaços comunitários. Emanoel Dias, engenheiro agrônomo, trabalha com essas sementes na Paraíba, apelidadas Sementes da Paixão. Ele explica como funciona um banco.

SONORA: EMANUEL DIAS

LOC2: Mas a tarefa ainda é mais complicada. As chamadas sementes crioulas, que são as sementes tradicionais preservadas nos bancos, ainda tem que enfrentar a concorrência com as industriais, produzidas por empresas transnacionais.

LOC1: Ao dar a patente para as sementes produzidas pelas grandes empresas, a legislação brasileira pode ser uma ameaça a autonomia dos pequenos agricultores. Paula e Emanoel explicam que essas leis tendem a diminuir o acesso dos agricultores às sementes, para torná-los mercado consumidor delas mesmas. Um exemplo disso é a Lei de cultivares. Essa lei obriga o agricultor a pagar royalties não só sobre a utilização das sementes patenteadas pelas empresas como também sobre a comercialização da produção advinda de seu cultivo.

LOC2: Outro tipo de iniciativa agroecológica é a preservação e a utilização de plantas medicinais. A Articulação Pacari, por exemplo, trabalha pela preservação do cerrado junto do resgate da cultura popular. Dalci José de Carvalho, integrante da Articulação, explica um pouco sobre o trabalho de conscientização para valorizar esse saber tradicional.

SONORA: DALCI DE CARVALHO

LOC2: Outro exemplo é o da comunidade de Aldeia Velha, um lugarejo cercado por mata e rios no Estado do Rio. Lá, universitários decidiram se unir à população local, e criaram a Escola da Mata Atlântica.

LOC1: Tadzia Maia, coordenadora de comunicação da escola, conta que o projeto é uma ação agroecologica. La, além da criação de um banco de sementes, também luta-se pela produção de cultura livre e pela utilização de plantas medicinais. Mas o diferencial desse banco é que em breve irá incluir também um laboratório de informática com softwares livres. Agroecologia e Software Livre? E o que esses dois elementos aparentemente tão diferentes tem comum? Tadzia explica.

SONORA: TADZIA

LOC2: Tadzia conta que, desde a criação do banco, o interesse da população cresceu em torno da busca e troca por novas sementes. Quer semear um pouco de agroecologia em seu próprio lar? Qualquer pessoa pode ter um banco de sementes em casa, crie o seu.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS