Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 2 - NOSSA VOZ
Descripción:

Já no Nossa Voz (Módulo 02, 6:37 minutos, 3.03 Mb), saiba como diversos estados estão se mobilizando para a I Conferência Nacional de Comunicação.

Libreto:
NOSSA VOZ: A CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO PELO PAÍS

LOC1: A publicação do decreto presidencial que oficializou a Conferência Nacional de Comunicação e marcou sua realização para os dias 1, 2 e 3 de dezembro foi uma vitória para o movimento pela Democratização da Comunicação. O tema da conferência será “Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital” e a coordenação será do Ministério das Comunicações.

LOC2: Porém, antes do evento central em dezembro serão realizadas as etapas municipais e estaduais. Estas etapas são fundamentais para que as demandas da sociedade tenham espaço na Conferência Nacional. Contudo, estas dependem do anúncio do governo sobre o regimento interno que vai regulamentá-las. Por isso é preciso mobilizar.

Loc1: Para o assessor parlamentar, Diógenes Cariaga, da comissão Pró-Conferência do Mato Grosso do Sul, é muito importante a inclusão dos demais movimentos sociais no processo de mobilização para o encontro de dezembro. Ele conta que está marcado para o final de maio o Primeiro Seminário Pró-Conferência Nacional de comunicação no estado, que terá como tema...

Sonora: Diógenes

Loc2:Em Alagoas já foram realizados três seminários, sendo que dois no interior do Estado: um no agreste, em Arapiraca, e o último no dia 16, em Santana de Ipanema no sertão alagoano. É o que nos contou Valdice Gomes da comissão estadual.

Loc1: Ao contrário do que normalmente ocorre nos outros estados, em Alagoas é forte a participação dos demais movimentos socais na preparação da Conferência. Valdice acredita que aos poucos se construiu uma consciência sobre a importância da comunicação na vida de todos.

Sonora: Valdice

Loc2: Além das palestras, os grupos de trabalho discutiram no seminário os seguintes pontos: mídias alternativas e movimentos sociais; estratégias do movimento pró-conferencia; a comunicação como instrumento para emancipação humana; legislação e comunicação pública.

Loc1: Valdice comenta que no interior do estado ainda não se discute muito sobre digitalização. Muitos dos seus companheiros do interior se sentem distantes dessa realidade. Porém, ela alerta que é preciso estar preparado pois acredita que em breve essa possibilidade tecnológica também irá alcançá-los.

Loc2: No Rio Grande do Sul, a comissão pró-conferência está organizada desde julho do ano passado. Cláudia Cardoso, integrante da comissão no estado, explica que já foram realizados cinco seminários de mobilização por lá. Ela conta que a situação é preocupante pelo monopólio do grupo RBS, filiado à Rede Globo. A empresa possui rádio, jornal, portal de internet, editoras, gravadora...

Loc1: Para Cláudia, os principais temas devem ser a revisão da radiodifusão e modos de garantir a participação efetiva da sociedade no controle e na produção de informação.

Sonora: Claudia Cardoso

Loc1: No Rio de Janeiro, serão divulgados em breve os encontros semanais de formação para a Conferência. O objetivo será incluir os diversos movimentos sociais e dos trabalhadores, identificar demandas e apresentar necessidades e propostas para a democratização da mídia. Acompanhe o andamento deste processo no endereço: www.proconferencia.com.br.

LOC2: A batalha dos movimentos sociais pela Conferência é fundamental para estabelecer uma revisão do sistema de comunicação no Brasil. Entre outros temas será possível debater as concessões de rádio e tv que ao contrário do que prevê a lei vêm sendo renovadas automaticamente. Também é boa chance de se rever a regulamentação do setor e de discutir a ultrapassada lei de radiodifusão comunitária.

Loc1: Uma grande preocupação dos militantes é em relação à comissão organizadora do evento, que terá peso maior do setor empresarial. Entre os entraves que podem aparecer na conferência está o interesse das grandes empresas em priorizar a questão da digitalização e das novas tecnologias, quando o principal objetivo para os movimentos sociais é democratizar a mídia no país.

Loc2: Então ouvintes da Comunidade em Rede, fiquem ligados nas reuniões de mobilização para a Conferência no seu estado. Sabemos que a comunicação é um direito humano, assim como saúde e educação. E a Conferência é uma oportunidade de garantir esse direito e de romper com a estrutura histórica de monopólio da mídia no nosso país.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS