Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 2 - NOSSA VOZ
Descripción:

Nossa Voz (Módulo 02, 6:17 minutos, 2.87 Mb), aborda um assunto muito importante: concessões de Rádio e TV. Este é um dos diversos assuntos que podem ser abordados na I Conferência Nacional de Comunicação.Vamos falar sobre como essas concessões públicas são concedidas, quanto tempo elas duram e sobre o não cumprimento de leis que as regem no Brasil.

Libreto:
NOSSA VOZ

Loc_01: Você também quer democratizar os meios de comunicação?

LOC_02: Pois agora vamos abordar um assunto muito importante neste tema: as Concessões de Rádio e TV. Este é um dos diversos assuntos que podem ser discutidos durante a I Conferência Nacional de Comunicação.

LOC_01: Esta Conferência, convocada pelo governo federal, será um espaço de disputa entre quem quer meios de comunicação democráticos e aqueles que preferem que tudo continue como está. O evento nacional será realizado nos dias 1,2 e 3 de dezembro, em Brasília. Mas cidades e estados terão etapas anteriores e todos devem procurar comissões pró-conferência e participar.

Loc_02: As tais concessões de rádio e televisão são, na verdade, autorizações de uso cedidas a quem pretende explorar o espectro radioelétrico. Esse tal espectro é uma espécie de “divisão do ar” em faixas por onde são transmitidos os sinais de rádio e TV aberta.

Loc_01: O espectro é um bem público. Pertence a todos nós brasileiros e é administrado pelo Governo Federal. É como o território e o mar, por exemplo. As emissoras de TV recebem a concessão por 15 anos e as de rádio por 10 .

Loc_02: Um dos grandes problemas que envolvem as concessões é que muitas vezes elas são usadas como moeda de favorecimento político. Há muitos parlamentares sócios de emissoras, o que é proibido pela Constituição. Muitos deles, inclusive, votam pela renovação da própria concessão.

Loc_01: Marcos Dantas, professor de comunicação da PUC-Rio e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre como isso acontece.

TEC: Marcos_Dantas_02

Loc_01: A constituição de 1988 proíbe o monopólio e o oligopólio, isto é, os meios de comunicação não podem se concentrar em uma ou poucas empresas. Mas não é isso o que acontece. Não custa lembrar que oito famílias dominam o espectro radioelétrico de toda a população brasileira.

Loc_ 02: Este não é o único ponto que está na constituição, mas não na prática. De acordo com Marcos Dantas, apesar de estar previsto na lei que a produção e a programação das emissoras de rádio e TV devem ser regionalizadas, a produção acaba concentrada no eixo Rio-São Paulo.

TEC.: Marcos Dantas_01

Loc_01: Essa concentração impede que a diversidade étnica, regional e cultural sejam de fato representadas.

Loc_ 02: E tem mais irregularidades: enquanto a lei prevê que é proibida a veiculação de publicidade em mais de 25% da programação existem canais que transmitem propagandas em 100% de seu tempo.

Loc_01: Outros alugam o espaço outorgado e dizem que não se responsabilizam pela programação exibida. E tudo isso sem nenhuma ação por parte da Anatel e do Ministério das Comunicações.

Loc_02: E no momento da renovação das concessões, a população continua excluída. Não se leva em consideração se o interesse público foi atendido, se tiveram preferência as programações com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. E o que era para ser uma concessão, torna-se quase uma herança de família.

TEC: efeito sonoro de espanto (OH!).

Loc_02: Com as rádios comunitárias há extrema dificuldade para legalização, forte repressão por parte do governo e muita propaganda contrária, como aquela que insiste na mentira de que rádio comunitária derruba avião. (efeitinho tipo gargalhada) Já nas comerciais, o tratamento é bem diferente. Não há repressão, mas sobram irregularidades, como nos conta Oona Castro, do Intervozes.

TEC.: Oona_intervozes_03

Loc_01: A situação está bastante complicada, mas não é hora de desanimar. É preciso organização popular para cobrar do Estado brasileiro para que as leis que regem as concessões sejam cumpridas, para que os veículos verdadeiramente comunitários recebam autorização para funcionar e para que outras leis, que garantam diversidade na mídia, sejam criadas.

Loc_02: Vamos fazer da nossa I Conferência Nacional de Comunicação um espaço de efetiva transformação. A população deve opinar sobre a comunicação e as políticas que ela quer para o país.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS