Loc 1_ O Sintonia Alternativa dessa edição estacionou na região Nordeste, zona norte de Recife. Fomos parar na periferia da capital pernambucana, onde está localizada a sede da rádio Alto Falante, que completou seis anos no final de 2008.
Loc 2_ A rádio está situada em uma região de Recife chamada Casa Amarela, que inclui as comunidades do Morro da Conceição, Vasco da Gama, Mangabeira, Alto José do Pinho e Casa Amarela, que dá nome ao conjunto. É um dos bairros mais populosos da cidade, famoso pelo seu Mercado Popular.
Loc 1_ E da região de Casa Amarela conversamos com André Dark, que trabalha na rádio Alto Falante como locutor desde o final de 2002, quando foi criada a emissora. André se define como um artista popular, e explica um pouco como surgiu a idéia de se criar a Alto Falante:
Sonora
Loc 2_ André conta que esse grupo interessado em abordar os problemas da comunidade recebeu apoio da ONG Fase e da DED, serviço alemão de cooperação técnica e social. A partir dessa parceria, eles conseguiram a verba necessária para comprar os equipamentos e montar a rádio.
Loc 1_ Desde o início, ou seja, seis anos atrás, a emissora Alto Falante entrou com um pedido de outorga para legalizar o seu funcionamento. Mas, segundo André, enfrentaram muita burocracia...
Loc 2_ Acontece que a liberação não saiu, mas a equipe não se calou. Passaram a transmitir a programação por meio de caixas de som que ficam em cima dos postes espalhados pela comunidade.
Sonora
Loc 1_ Ou seja: além de música, a rádio serve para divulgar e mobilizar campanhas como a da coleta de lixo e a do combate à dengue. Também serve para fazer denúncias, por exemplo da falta de preservativo nos postos de saúde.
Loc 2_ A Alto Falante é guiada por uma equipe de cerca de quinze pessoas. Mas André lembra que já passaram muitas pessoas por lá, umas 30 mais ou menos, porque a idéia é dar espaço para todos os gostos – desde o rock pesado até a música cubana.
Loc 1_ Todo mundo pode levar sua idéia e fazer seu som, mas o coração da grade sâo os programas informativos. Não é a toa que o slogan é...Rádio comunitaria alto falante, de utilidade pública, social e cultural.
Loc 2_ E por que será que os pedidos de legalização de rádios comunitárias ficam mofando na fila de espera do Ministério das Comunicações? Por que será que existe tanta burocracia, como lembrou o André? É ele mesmo quem dá a dica.
Sonora
Loc 1_ A rádio Alto Falante vem se mantendo há seis anos no ar exatamente para passar informações que não são facilmente acessíveis pelas comunidades que compõem a região da Casa Amarela.
Loc 2_Funcionando com caixinhas espalhadas pelos postes da periferia de Recife, Pernambuco, a emissora é um exemplo de comunicação independente. Uma iniciativa para que moradores e moradoras se reconheçam e se revelem, causando pesadelos aos donos do poder, como o próprio André Dark nos falou.