Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 2 - SINTONIA ALTERNATIVA
MÓDULO 2 - SINTONIA ALTERNATIVA
Descripción:

No Sintonia Alternativa, conheça a história da rádio pernambucana Alto Falante que apresenta sua programação por meio de caixinhas de som instaladas na região de Casa Amarela, em Recife.

Libreto:
Sintonia Alternativa_ Radio Alto Falante

Loc 1_ O Sintonia Alternativa dessa edição estacionou na região Nordeste, zona norte de Recife. Fomos parar na periferia da capital pernambucana, onde está localizada a sede da rádio Alto Falante, que completou seis anos no final de 2008.

Loc 2_ A rádio está situada em uma região de Recife chamada Casa Amarela, que inclui as comunidades do Morro da Conceição, Vasco da Gama, Mangabeira, Alto José do Pinho e Casa Amarela, que dá nome ao conjunto. É um dos bairros mais populosos da cidade, famoso pelo seu Mercado Popular.

Loc 1_ E da região de Casa Amarela conversamos com André Dark, que trabalha na rádio Alto Falante como locutor desde o final de 2002, quando foi criada a emissora. André se define como um artista popular, e explica um pouco como surgiu a idéia de se criar a Alto Falante:

Sonora

Loc 2_ André conta que esse grupo interessado em abordar os problemas da comunidade recebeu apoio da ONG Fase e da DED, serviço alemão de cooperação técnica e social. A partir dessa parceria, eles conseguiram a verba necessária para comprar os equipamentos e montar a rádio.

Loc 1_ Desde o início, ou seja, seis anos atrás, a emissora Alto Falante entrou com um pedido de outorga para legalizar o seu funcionamento. Mas, segundo André, enfrentaram muita burocracia...

Loc 2_ Acontece que a liberação não saiu, mas a equipe não se calou. Passaram a transmitir a programação por meio de caixas de som que ficam em cima dos postes espalhados pela comunidade.

Sonora

Loc 1_ Ou seja: além de música, a rádio serve para divulgar e mobilizar campanhas como a da coleta de lixo e a do combate à dengue. Também serve para fazer denúncias, por exemplo da falta de preservativo nos postos de saúde.

Loc 2_ A Alto Falante é guiada por uma equipe de cerca de quinze pessoas. Mas André lembra que já passaram muitas pessoas por lá, umas 30 mais ou menos, porque a idéia é dar espaço para todos os gostos – desde o rock pesado até a música cubana.

Loc 1_ Todo mundo pode levar sua idéia e fazer seu som, mas o coração da grade sâo os programas informativos. Não é a toa que o slogan é...Rádio comunitaria alto falante, de utilidade pública, social e cultural.

Loc 2_ E por que será que os pedidos de legalização de rádios comunitárias ficam mofando na fila de espera do Ministério das Comunicações? Por que será que existe tanta burocracia, como lembrou o André? É ele mesmo quem dá a dica.

Sonora

Loc 1_ A rádio Alto Falante vem se mantendo há seis anos no ar exatamente para passar informações que não são facilmente acessíveis pelas comunidades que compõem a região da Casa Amarela.

Loc 2_Funcionando com caixinhas espalhadas pelos postes da periferia de Recife, Pernambuco, a emissora é um exemplo de comunicação independente. Uma iniciativa para que moradores e moradoras se reconheçam e se revelem, causando pesadelos aos donos do poder, como o próprio André Dark nos falou.

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS