BG: É SOM DE PRETO, DE FAVELADO. MAS QUANDO TOCA NINGUÉM FICA PARADO.
LOC1: A LETRA DA MÚSICA DE AMILKA E CHOCOLATE DIZ MUITO MAIS DO QUE PARECE. E NO DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO ELA ECOOU COMO NUNCA DENTRO E FORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO, A ALERJ.
LOC2: O MOTIVO É SIMPLES: DEPOIS DE ANOS SENDO MARGINALIZADO, FOI APROVADO O PROJELO DE LEI, QUE RECONHECE O FUNK COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL. A PARTIR DE AGORA DEIXOU DE SER CASO DE POLÍCIA. A CANTORA FERNANDA ABREU É DEFENSORA DA CAUSA E COMEMORA A DECISÃO.
SONORA 1 FERNANDA ABREU: É O COMEÇO DE UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE O FUNK E A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. EU ACHO QUE PRIMEIRO É O RECONHECIMENTO DO FUNK COMO MOVIMENTO CULTURAL E RECONHECENDO A GENTE TME UMA SÉRIE DE GARANTIAS. DE APOIOS DOS GOVERNOS COMO SECRETARIA DE CULTURA, DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DAI A GENTE PODE CRIAR UM MARCO REGULATORIO DE TER BAILES EM CLUBES E DENTRO E FORA DAS COMUNIDADES, GARANTINDO A POPULAÇÃO A DIVERSÃO, A LAZER, A FESTA E A CURTIR O FUNK QUE TODO MUNDO MERECE NA PAZ.
LOC 3: O PROJETO DE LEI FOI APROVADO POR ACLAMAÇÃO. CERCA DE 1000 PESSOAS COMPARECERAM A NO DIA DA VOTAÇÃO. DIVIDOS ENTRE AS GALERIAS DA PLENARIA DA E AS ESCADARIAS, A MASSA FUNKEIRA CARIOCA PROMOVIA INTERVENÇÕES E RODAS DE FUNK AO SOM DA MÚSICA QUE JÁ SE TORNOU HINO.
BG RAP DA FELICIDADE: EU SO QUERO É SER FELIZ. ANDAR TRANQUILAMENTE NA FAVELA QUE EU CRESCI. E PODER ME ORGULHAR E TER A CONSCIENCIA QUE O POBRE TEM SEU LUGAR.
LOC 4: PARA MC LEONARDO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E AMIGOS DO FUNK, APAFUNK, A VITORIA É O RESULTADO DE UM PROCESSO DE LUTA POLITICA:
SONORA 2 MC LEONARDO:A GENTE PERCEBEU QUE NÃO SE FAZ NADA SEM POLÍTICA. QUE NOS PRECISAVAMOS FAZER COM QUE O RIO DE JANEIRO OUVISSE FUNK COMO UM MOVIMENTO CULTURAL. ENTÃO FIZEMOS UM PROJETO DE LEI PARA QUE O FUNK SEJA TRATADO COMO ATIVIDADE CULTURAL E CULTURA POPULAR DO RIO.
LOC 5: NO DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO, TAMBÉM FOI REVOGADA A LEI QUE CRIOU REGRAS RÍGIDAS PARA A REALIZAÇÃO DE BAILES FUNK E FESTAS RAVE NO ESTADO. AS REGRAS EXIGIAM A NECESSIDADE DE ENVIO DE DOCUMENTOS À SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA. NA PRÁTICA, SE TORNOU UM INSTRUMENTO PARA CRIMINALIZAÇÃO DO FUNK. MC LEONARDO EXPLICA.
SONORA 3 MC LEONARDO NOS DEPARAMOS COM OUTRA LEI QUE ESTAVA EM VIGOR, QUE PREJUDICAVA, DISCRIMINAVA, CRIMINALIZA O MOVIMENTO FUNK QUE FAZIA UMA SERIE DE EXIGÊNCIAS COM A DESCULPA DE QUE O FUNK ESTAVA EM AREAS...COMO SE O TRAFICASSE FALASSE UM PARA O OUTRO: OLHA GENTE, NÃO VAMOS MAIS FAZER BAILE FUNK NÃO, PORQUE TEM UMA LEI QUE PROIBI A GENTE. PO!
LOC:A CANTORA FERNANDA ABREU CONCORDA E RESSALTA QUE O FUNK TAMBÉM É REFÉM DO TRAFICO .
SONORA (3) FERNANDA ABREUEU CONCORDO QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE OS BAILES SÃO EXCLUSIVAMENTE NAS FAVELAS E QUE MUITAS SÃO DOMINADAS PELO TRAFICO VOCÊ NÃO TEM MUITO PARA ONDE CORRER. NÃO QUE OS FUNKEIROS SEJAM CÚMPLICES DO TRAFICANTES, MAS ELES SÃO ESCRAVOS DESSA SITUAÇÃO ECONOMICA E POLITICA QUE É O DOMINIO DE TRAFICANTES DENTRO DE UMA COMUNIDADE. ENTÃO, A PARTIR DESTE MOMENTO O FUNK VIRA QUASE REFEM DESSA SITUAÇÃO.
LOC: UMA PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS REVELA QUE O FUNK É UMA ATIVIDADE QUE MOVIMENTA MILHÕES DE REAIS POR MÊS. O NÙMERO DE PAGANTES LOTARIA QUASE CARTOZE MARACANAS . A REALIZAÇÃO DE BAILES ABRE VAGAS DE EMPREGOS E CRIA OPORTUNIDADE DE AUMENTO DA RENDA PARA TRABALHORES INFORMAIS.
LOC: NA AUDIENCIA PUBLICA SOBRE O TEMA, QUE ACONTECEU NO DIA 25 DE AGOSTO, A SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, TEREZA PORTO, COMPARECEU AO EVENTO COM A INTENÇÃO DE PROMOVER E DEFENDER O FUNK. ENTRETANTO, SUA DECLARAÇÃO CAUSOU POLEMICA ENTRE OS PRESENTES:
SONORA: SECRETÁRIA
BG RAP DO SILVAERA SO MAIS UM SILVA QUE A ESTRELA NÃO BRILHA ELE ERA FUNKEIROS MAS ERA PAI DE FAMÍLIA.
LOC: MC LEONARDO CONTESTA A OPINIÃO DE QUE EXISTE UM FUNK DO BEM OU UM FUNK DO MAL. ELE TAMBÉM COMPARA O PRECONCEITO VIVIDO PELOS FUNKEIROS AO SOFRIDO PELOS NORDESTINOS NO SUL DO PAÍS:
SONORA7 MC LEONARDOAS PESSOAS ESTÃO, É IGUAL ACONTECE COM OS NORDESTINOS, QUE DIZEM QUE ELE FALA ERRADO. ELE NÃO FALA ERRADO. ELE FALA DE UMA MANEIRA QUE OUTRA PESSOA ENTENDE E QUE RESPONDE DA MESMA MANEIRA ENTÃO ELE NÃO ESTA ERRADO. ERRADO É COMO A EDUCAÇÃO CHEGOU PARA ELE. A EDUCAÇÃO CHEGOU DE UMA MANEIRA ERRADA E ELE FEZ SUA LÍNGUA ELE FEZ SUA LINGUAGEM. O FUNK A MESMA COISA. EXIGIR QUE O FUNK SEJA CORRETO, QUE SEJA PURITANO, QUE SEJA PEDAGOGICO É UMA PIADA. É COMO SE VOCÊ ABANDONASSE UM FILHO, LARGASSE UM FILHO E QUANDO CRESCESSE VOCÊ EXIGISSE QUE O GAROTO SOUBESSE FALAR BEM, VESTIR-SE BEM, TRATA-SE BEM.
LOC: O CARTUNISTA CARLOS LATUFF RECORDA QUE O PRECONCEITO AO FUNK É UMA CONTINUAÇÃO DE UMA POSTURA TRADICIONAL DA SOCIEDADE, QUE JÁ ACONTECEU COM OUTROS RITMOS MUSICAIS. NO PASSADO A CAPOEIRA, O SAMBA E O CHORINHO TAMBÉM FORAM CRIMINALIZADOS.
SONORA 1 E 2 JUNTAR E CORTA LATUFF ENTÃO, MUSICA DE POBRE E DE PRETO SEMPRE FOI CRIMINALIZADA E COM O FUNK NÃO É DIFERENTE. O QUE A GENTE ESTA VENDO É UMA EXTENSÃO DESSE PENSAMENTO BRANCO, BURGUÊS...ENTÃO, EU ACHO IMPORTANTE QUE A GENTE TENHA ESSA COMPREENSÃO DO QUE SE TRATA AQUI NÃO É UAM QUESTÃO MUSICAL E SIM DE CLASSE.
LOC: PARA LATUFF, O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO FUNK E SIM NA CULTURA DE MERCADO QUE EXISTE NA SOCIEDADE. É ESTE MERCADO QUE FILTRA A PRODUÇÃO ARTISTICA E SOMENTE DIVULGA UMA MÚSICA POBRE E SEM QUALIDADE. O MESMO ACONTECE COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO PAÍS.
LOC:PARA OS PRESENTES NA AUDIÊNCIA, O PROBLEMA DESTA BAIXA QUALIDADE DA LESTRAS DO FUNK É QUE O RITMO DITA O ESTILO DE VIDA DOS JOVENS. CONHECIDO COMO TIO LINO, O REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ACARI COMENTA.
SONORA LINO ACARI
LOC: UM RECENTE CASO DE PRECONCEITO SOFRIDO PELO ESTILO MUSICAL ACONTECEU NO COLÉGIO PEDRO SEGUNDO NO RIO DE JANEIRO. NO DIA 14 DE SETEMBRO A APAFUNK TENTOU REALIZAR UMA RODA DE FUNK, MAS FOI PROIBIDA PELA DIREÇÃO DA ESCOLA.
LOC: SEGUNDO INFORMAÇÕES DO GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL MARCELO FREIXO, O DIRETOR ALEGOU QUE A TRADIÇÃO DA ESCOLA, EM NOME DA MORAL E OS BONS COSTUMES NÃO PODERIA ABRIR AS PORTAS DO COLÉGIO À REALIZAÇÃO DA RODA DE FUNK.(DE VERMELHO È PRA CORTAR)
BG:LIBERDADE PARA TODOS NOS DJ
LOC: EM JULHO DO ANO PASSADO, A APAFUNK LANÇOU A CAMPANHA FUNK É CULTURA, CUJO PRINCIPAL INSTRUMENTO É A REALIZAÇÃO DE ATOS POLÍTICOS CULTURAIS COMO DEBATES E AS RODAS DE FUNK EM ESPAÇOS PÚBLICOS, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, FAVELAS E CARCERAGENS DO ESTADO.
LOC: È CERTO QUE A COMUNIDADE FUNKEIRA AINDA PRECISA LUTAR PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE ALGUNS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. MAS A VERDADE É QUE PARA ARTISTAS, INTELECTUAIS E PARA AQUELES QUE MAIS INTERESSA, O POVO, O FUNK JÁ É CULTURA HÁ MUITO TEMPO. ELE SE TORNOU SIM CULTURA, QUE PODE E DEVE SER APROPRIADA, DIVERSIFICADA E DIVULGADA DE VÁRIAS FORMAS, SEJA PELO CANTO DOS MCS NO MORRO E NO ASFALTO OU POR GRUPOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.