Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 2 - UMA VOZ NA MULTIDÃO
MÓDULO 2 - UMA VOZ NA MULTIDÃO
Descripción:

A edição tem também o módulo Uma Voz na Multidão (Módulo 02, 6:35 minutos, 3.01 Mb) , com um trabalhador cheio de histórias para contar: é o Sr. Tobias, o ascensorista que é um leitor acima da média e espalha simpatia pelos andares do prédio comercial em que trabalha, no centro do Rio de Janeiro.

Libreto:
Roteiro Uma voz na multidão

SONORA 01: número de circo (30s)

TÉCNICA: efeito sonoro de elevador

LOC 01: Esta história aos ouvidos mais desatentos pode parecer comum. Poderia ser a do seu vizinho, ou de um colega de trabalho. Poderíamos contar a vida de um prêmio Nobel ou da celebridade da vez. Mas não! Vamos falar sobre a vida de um ascensorista, sobre suas leituras, aventuras cotidianas e visão politica.

LOC 02: Oswaldo Tobias de Andrade, o seu Tobias, é um trabalhador “boa praça”, sorriso maroto, magrinho e cheio de histórias para contar.

LOC 01: No auge dos 62 anos, bem vividos, um fato chama atenção: é um leitor incontrolável! Enquanto cada brasileiro lê, em média, dois livros e meio por ano, Tobias lê cerca de 50 livros.

TÉCNICA: efeito sonoro de elevador

SONORA 03: colagem

LOC 02: E garante que pegar o hábito da leitura não foi uma coisa que partiu dele.

SONORA 04: eu gosto de ler (52s)

LOC 01: Tem gente que pode achar que Seu Tobias fez o modelo “aluno sabe-tudo”. Mas não. Desistiu de estudar no quarto ano primário. Já que o pai e o avô eram estivadores, imaginou seguir o mesmo caminho: trabalhar no cais do porto.

LOC 01: Não podia imaginar o que reservava o destino: um acidente no meio da adolescência o deixou com problema no braço. Aos 17 anos voltou a estudar, o que garantiu a entrada nos Correios.

LOC 02: Mas a bebida o atrapalhava no serviço. Seu Tobias foi criado com princípios e não entregar as cartas corretamente machucava seu coração. Certo dia, pediu as contas! Se arrependeu e, diz ele, colocou a cabeça no lugar.

TÉCNICA: algum efeito de passagem...

Loc 01: Cansou de brincar pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, perto das casas de cômodo onde morou com a mãe e os quatro irmãos, depois que o pai os abandonou. O abandono, e não a revolta contra a pobreza, fizeram do Seu Tobias um rapaz rebelde.

LOC 01: Quando aprontava, escondia-se da mãe no Morro da Providência. Mas afirma que eram outros tempos. As drogas se faziam presentes, mas os meninos não podiam ficar perto das bocas de fumo.

LOC 02: O envolvimento de crianças no tráfico hoje leva Seu Tobias a defender a redução da maioridade penal. Na opinião dele a lei de proteção se transformou em uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo, sabe que cadeia não é solução. E sabe do jeito mais difícil. Perdeu um filho assassinado aos 21 anos.

SONORA 05: história do filho (42)

LOC1: Seu Tobias perdeu o filho, mas segue com suas duas filhas. Criou os três com a ajuda da sua mãe depois que sua companheira o abandonou. Agora, vê nascer os netos.

Loc 01: A família teve no apreço dele pelos livros o incentivo para leitura. Ele acha que bom mesmo era se isso viesse da escola: o professor tinha que ter o melhor salário. Mas os governantes não tem demonstrado interesse pela educação. Aliás, um assunto que opina bastante é política:

SONORA 06: política

Loc 02: O ar desesperançoso muda com a visão de que outro regime político pudesse ser adotado, onde o povo opinasse mais.

TÉCNICA... EFEITO DE ELEVADOR...

LOC 01: O sobe-e-desce do elevador pode parecer muito chato, mas para Seu Tobias é um espaço de comunicação. E já foi de leitura, o que agora está proibido no prédio. Mas confessa que dá uma vontade danada de pegar o livro que o doutor do décimo primeiro andar emprestou.

LOC 02: Carteiro, ajudante de cozinha, pedreiro, trabalhador de gráfica até chegar a ascensorista. Seu Tobias mostra que a vida é cheia de surpresas como os livros que gosta de ler, até o final feliz.

sonora 07: aposentadoriaTÉCNICA PARA TERMINAR: música


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS