SONORA 01: número de circo (30s)
TÉCNICA: efeito sonoro de elevador
LOC 01: Esta história aos ouvidos mais desatentos pode parecer comum. Poderia ser a do seu vizinho, ou de um colega de trabalho. Poderíamos contar a vida de um prêmio Nobel ou da celebridade da vez. Mas não! Vamos falar sobre a vida de um ascensorista, sobre suas leituras, aventuras cotidianas e visão politica.
LOC 02: Oswaldo Tobias de Andrade, o seu Tobias, é um trabalhador boa praça, sorriso maroto, magrinho e cheio de histórias para contar.
LOC 01: No auge dos 62 anos, bem vividos, um fato chama atenção: é um leitor incontrolável! Enquanto cada brasileiro lê, em média, dois livros e meio por ano, Tobias lê cerca de 50 livros.
TÉCNICA: efeito sonoro de elevador
SONORA 03: colagem
LOC 02: E garante que pegar o hábito da leitura não foi uma coisa que partiu dele.
SONORA 04: eu gosto de ler (52s)
LOC 01: Tem gente que pode achar que Seu Tobias fez o modelo aluno sabe-tudo. Mas não. Desistiu de estudar no quarto ano primário. Já que o pai e o avô eram estivadores, imaginou seguir o mesmo caminho: trabalhar no cais do porto.
LOC 01: Não podia imaginar o que reservava o destino: um acidente no meio da adolescência o deixou com problema no braço. Aos 17 anos voltou a estudar, o que garantiu a entrada nos Correios.
LOC 02: Mas a bebida o atrapalhava no serviço. Seu Tobias foi criado com princípios e não entregar as cartas corretamente machucava seu coração. Certo dia, pediu as contas! Se arrependeu e, diz ele, colocou a cabeça no lugar.
TÉCNICA: algum efeito de passagem...
Loc 01: Cansou de brincar pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, perto das casas de cômodo onde morou com a mãe e os quatro irmãos, depois que o pai os abandonou. O abandono, e não a revolta contra a pobreza, fizeram do Seu Tobias um rapaz rebelde.
LOC 01: Quando aprontava, escondia-se da mãe no Morro da Providência. Mas afirma que eram outros tempos. As drogas se faziam presentes, mas os meninos não podiam ficar perto das bocas de fumo.
LOC 02: O envolvimento de crianças no tráfico hoje leva Seu Tobias a defender a redução da maioridade penal. Na opinião dele a lei de proteção se transformou em uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo, sabe que cadeia não é solução. E sabe do jeito mais difícil. Perdeu um filho assassinado aos 21 anos.
SONORA 05: história do filho (42)
LOC1: Seu Tobias perdeu o filho, mas segue com suas duas filhas. Criou os três com a ajuda da sua mãe depois que sua companheira o abandonou. Agora, vê nascer os netos.
Loc 01: A família teve no apreço dele pelos livros o incentivo para leitura. Ele acha que bom mesmo era se isso viesse da escola: o professor tinha que ter o melhor salário. Mas os governantes não tem demonstrado interesse pela educação. Aliás, um assunto que opina bastante é política:
SONORA 06: política
Loc 02: O ar desesperançoso muda com a visão de que outro regime político pudesse ser adotado, onde o povo opinasse mais.
TÉCNICA... EFEITO DE ELEVADOR...
LOC 01: O sobe-e-desce do elevador pode parecer muito chato, mas para Seu Tobias é um espaço de comunicação. E já foi de leitura, o que agora está proibido no prédio. Mas confessa que dá uma vontade danada de pegar o livro que o doutor do décimo primeiro andar emprestou.
LOC 02: Carteiro, ajudante de cozinha, pedreiro, trabalhador de gráfica até chegar a ascensorista. Seu Tobias mostra que a vida é cheia de surpresas como os livros que gosta de ler, até o final feliz.
sonora 07: aposentadoriaTÉCNICA PARA TERMINAR: música