Loc1: Mas antes de pensarmos sobre este monstro que a propaganda revela é melhor dar um passo atrás. Se alguém te pergunta o que é censura, voce responde o quë?
Técnica reloginho para pensar
loc2: Bem, vc deve ter pensado no que sempre ouvimos sobre os períodos de ditadura, quando alguém proibe a liberdade de expressão. Ou seja, os poderosos proibem que informacões sejam divulgadas. Assim, continuarão no poder por mais tempo.
TÉCNICA: CHICO BUARQUE CÁLICE! E CAI PRA BG
Loc2: Mas já que falamos na palavra PODER é bom lembrar que não tem poder apenas quem está na política. O poder economico muitas vezes é até mais forte que o poder político e também é capaz de censurar.
TÉCNICA: CHICO BUARQUE CÁLICE! E troca pra Money!!!
Loc1: Pois é ouvinte. Para entender o que é censura um bom caminho é se fazer outra pergunta: qual o objetivo de quem censura? Porque é melhor deixar certas informacões no escuro?
TÉCNICA: RELOGINHO despertador
Loc2: O propósito da censura é manter a situacao como ela está. Assim, quem está no poder, seja político, economico e até religioso não abre mão do espaco que ocupa. Censurar é um jeito de evitar novos pensamentos e questionamentos que trazem a vontade de mudar. E fica mantido o que chamamos de status quo.
Loc1: Entendido então o que é censura e para que censurar, não precisamos ter medo do bicho sair da prisão, como disse aquela propaganda. Isto porque, de alguma maneira, a censura nunca esteve presa no Brasil.
Loc2: Um grande poder econômico no nosso país é justamente o poder dos donos veículos de comunicacão. Conte nos dedos das suas mãos quem controla a maioria da informacao por aqui. São nove famílias que usam as ondas públicas do ar para difundir suas idéias sobre tudo. Inclusive sobre o que é censura.
Loc1: Durante o Fórum Social Mundial Cláudia Cardoso da Campanha Ética na TV opinou sobre o que querem os veículos de comunicacão comerciais no Brasil ao trazer o assunto censura mais uma vez à pauta.
SONORA_CLÁUDIA
Loc1: Cláudia Narvas, da Campanha Ética na TV fala, justamente, sobre a censura que já existe. E quem censura é este poder econômico que bancou a propaganda de que falamos aqui. Sabe do que eles tem medo?
TÉCNICA: RELOGINHO... CUCO!
Loc2: Pois matou a charada! Medo de perder seu poder. E seu dinheiro.
Loc1: Esta propaganda financiada pelas ricas empresas de publicidade e divulgada pelas cadeias de rádio é só mais uma reacão de quem não quer largar o osso para garantir que mais gente tenha voz e vez. Ouca a jornalista Bia Barbosa, do coletivo Intervozes, explicando o que está no ar:
SONORA
Loc2: Bia Barbosa falava durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre em uma atividade que analizava, justamente, os ataques das redes de TV a Coferencia de Comunicacao, à conferência de cultura e ao plano nacional de direitos humanos.
Loc1: E o mais engracado? Bem, estes sao eventos que geram documentos que mostram ampla opinião da sociedade. Nele pedimos, justamente, distribuicão das frequencias de canais de rádio e TV para mais grupos, discriminalizacão das rádios comunitárias, espaco sem discriminacão para negros, índios, mulheres e homossexuais na televisão e no rádio, entre outras medidas. Tudo para garantir a liberdade de expressão, o direito à comunicacão.
Loc2: Para saber mais, pergunte-se sempre a quem interessa uma informacão, a quem interessa estar no poder. Pesquise e faca valer o direito universal de se comunicar. Mexa-se para evitar que o monstro da censura do poder economico continue à solta por aqui...