Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 3 - NOSSA VOZ
Descripción:

E fechamos com o Nossa Voz para tentar entender porque as grandes emissoras comerciais estão assustando os telespectadores com a nova publicidade sobre o monstro da censura.

Libreto:
Loc2: Você acaba de ouvir trechos de uma propaganda que pede cuidado! A censura poderia estar voltando nestes dias de hoje, quando pensamos que a democracia está cada vez mais forte no Brasil.

Loc1: Mas antes de pensarmos sobre este monstro que a propaganda revela é melhor dar um passo atrás. Se alguém te pergunta o que é censura, voce responde o quë?

Técnica – reloginho para pensar

loc2: Bem, vc deve ter pensado no que sempre ouvimos sobre os períodos de ditadura, quando alguém proibe a liberdade de expressão. Ou seja, os poderosos proibem que informacões sejam divulgadas. Assim, continuarão no poder por mais tempo.

TÉCNICA: CHICO BUARQUE – CÁLICE! E CAI PRA BG

Loc2: Mas já que falamos na palavra PODER é bom lembrar que não tem poder apenas quem está na política. O poder economico muitas vezes é até mais forte que o poder político e também é capaz de censurar.

TÉCNICA: CHICO BUARQUE – CÁLICE! E troca pra Money!!!

Loc1: Pois é ouvinte. Para entender o que é censura um bom caminho é se fazer outra pergunta: qual o objetivo de quem censura? Porque é melhor deixar certas informacões no escuro?

TÉCNICA: RELOGINHO – despertador

Loc2: O propósito da censura é manter a situacao como ela está. Assim, quem está no poder, seja político, economico e até religioso não abre mão do espaco que ocupa. Censurar é um jeito de evitar novos pensamentos e questionamentos que trazem a vontade de mudar. E fica mantido o que chamamos de status quo.

Loc1: Entendido então o que é censura e para que censurar, não precisamos ter medo do bicho sair da prisão, como disse aquela propaganda. Isto porque, de alguma maneira, a censura nunca esteve presa no Brasil.

Loc2: Um grande poder econômico no nosso país é justamente o poder dos donos veículos de comunicacão. Conte nos dedos das suas mãos quem controla a maioria da informacao por aqui. São nove famílias que usam as ondas públicas do ar para difundir suas idéias sobre tudo. Inclusive sobre o que é censura.

Loc1: Durante o Fórum Social Mundial Cláudia Cardoso da Campanha Ética na TV opinou sobre o que querem os veículos de comunicacão comerciais no Brasil ao trazer o assunto censura mais uma vez à pauta.

SONORA_CLÁUDIA

Loc1: Cláudia Narvas, da Campanha Ética na TV fala, justamente, sobre a censura que já existe. E quem censura é este poder econômico que bancou a propaganda de que falamos aqui. Sabe do que eles tem medo?

TÉCNICA: RELOGINHO... CUCO!

Loc2: Pois matou a charada! Medo de perder seu poder. E seu dinheiro.

Loc1: Esta propaganda financiada pelas ricas empresas de publicidade e divulgada pelas cadeias de rádio é só mais uma reacão de quem não quer largar o osso para garantir que mais gente tenha voz e vez. Ouca a jornalista Bia Barbosa, do coletivo Intervozes, explicando o que está no ar:

SONORA

Loc2: Bia Barbosa falava durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre em uma atividade que analizava, justamente, os ataques das redes de TV a Coferencia de Comunicacao, à conferência de cultura e ao plano nacional de direitos humanos.

Loc1: E o mais engracado? Bem, estes sao eventos que geram documentos que mostram ampla opinião da sociedade. Nele pedimos, justamente, distribuicão das frequencias de canais de rádio e TV para mais grupos, discriminalizacão das rádios comunitárias, espaco sem discriminacão para negros, índios, mulheres e homossexuais na televisão e no rádio, entre outras medidas. Tudo para garantir a liberdade de expressão, o direito à comunicacão.

Loc2: Para saber mais, pergunte-se sempre a quem interessa uma informacão, a quem interessa estar no poder. Pesquise e faca valer o direito universal de se comunicar. Mexa-se para evitar que o monstro da censura do poder economico continue à solta por aqui...


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS