Loc 1:Valente é um município localizado no nordeste do estado da Bahia, com aproximadamente 22 mil habitantes. Esta cidade viu nascer, em fevereiro de 1998, a rádio comunitária Valente FM.
Loc2:A Agência Pulsar conversou com o atual diretor-presidente da rádio, Jose Melquíades, que acompanha a Valente desde do inicio. Há dois anos assumiu a direção. Ele conta que a população pode participar sempre da programação da Valente e que os moradores têm interagido bastante...
Sonora (fala da participação ampla dos moradores)
loc1:Mas, como era de se esperar, nem tudo são flores na trajetória da comunitária. Apesar de ter entrado com o pedido de outorga desde a criação, em 1998, a rádio teve que esperar até 2004 para ser legalizada. Enquanto, como conta Melquiades, a rádio teve muitos problemas com a polícia Federal e com a Anatel.
Loc2:Ele lembra que várias vezes, a polícia invadiu a rádio, apreendeu equipamentos, levou transmissores, e inclusive prendeu gente que trabalhava na emissora – história bastante conhecida por quem milita em rádios comunitárias. Neste momento, a participação popular foi fundamental. José conta que, a cada batida da Anatel, a comunidade apoiava a Valente FM. Afinal, a comunidade se sentia representada pela rádio. O espaço é aberto a participação da sociedade organizada, todos os credos e crenças.
Loc1:A emissora presta serviços de utilidade pública e também divulga músicas e artistas da região. Além disso, há o noticiário jornalístico, transmitido diariamente ao meio-dia. Na comunitária, a população pode denunciar abusos, pedir músicas, divulgar eventos, e também ficar por dentro do que acontece na administração da cidade.
loc2: Na opinião de José Melquiades a 1ª Conferência Nacional de Comunicação deve ajudar a mudar o atual cenário de perseguição às rádios comunitárias. A conferência será realizada em dezembro, em Brasília. A criminalização das rádios comunitárias faz parte do conjunto de assuntos que devem ser debatidos no evento. Também são temas as novas tecnologias e concessões de Rádio e TV.
Sonora falando da importância da Confecom
Para ouvir a transmissão da Rádio Comunitária Valente FM ao vivo pela Internet, acesse www.valente.fm.br.
----