Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 3 - SINTONIA ALTERNATIVA
MÓDULO 3 - SINTONIA ALTERNATIVA
Descripción:

E o Sintonia Alternativa (Módulo 03, 4:58 minutos, 2.33 Mb), conta a história da Rádio Comunitária Valente FM, localizada no nordeste do estado da Bahia.

Libreto:
SINTONIA ALTERNATIVA

Loc 1:Valente é um município localizado no nordeste do estado da Bahia, com aproximadamente 22 mil habitantes. Esta cidade viu nascer, em fevereiro de 1998, a rádio comunitária Valente FM.

Loc2:A Agência Pulsar conversou com o atual diretor-presidente da rádio, Jose Melquíades, que acompanha a Valente desde do inicio. Há dois anos assumiu a direção. Ele conta que a população pode participar sempre da programação da Valente e que os moradores têm interagido bastante...

Sonora (fala da participação ampla dos moradores)

loc1:Mas, como era de se esperar, nem tudo são flores na trajetória da comunitária. Apesar de ter entrado com o pedido de outorga desde a criação, em 1998, a rádio teve que esperar até 2004 para ser legalizada. Enquanto, como conta Melquiades, a rádio teve muitos problemas com a polícia Federal e com a Anatel.

Loc2:Ele lembra que várias vezes, a polícia invadiu a rádio, apreendeu equipamentos, levou transmissores, e inclusive prendeu gente que trabalhava na emissora – história bastante conhecida por quem milita em rádios comunitárias. Neste momento, a participação popular foi fundamental. José conta que, a cada batida da Anatel, a comunidade apoiava a Valente FM. Afinal, a comunidade se sentia representada pela rádio. O espaço é aberto a participação da sociedade organizada, todos os credos e crenças.

Loc1:A emissora presta serviços de utilidade pública e também divulga músicas e artistas da região. Além disso, há o noticiário jornalístico, transmitido diariamente ao meio-dia. Na comunitária, a população pode denunciar abusos, pedir músicas, divulgar eventos, e também ficar por dentro do que acontece na administração da cidade.

loc2: Na opinião de José Melquiades a 1ª Conferência Nacional de Comunicação deve ajudar a mudar o atual cenário de perseguição às rádios comunitárias. A conferência será realizada em dezembro, em Brasília. A criminalização das rádios comunitárias faz parte do conjunto de assuntos que devem ser debatidos no evento. Também são temas as novas tecnologias e concessões de Rádio e TV.

Sonora falando da importância da Confecom

Para ouvir a transmissão da Rádio Comunitária Valente FM ao vivo pela Internet, acesse www.valente.fm.br.

----

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS