Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 3 - TEMA EM DEBATE
Descripción:

No TEMA EM DEBATE (Módulo 03 6:16 minutos, 2,87 Mb) as mulheres da Ong parto do principio falam sobre o parto humanizado.

Libreto:
Técnica - choro de bebês

Loc1: No Brasil, estima-se que cerca de 320 bebês nasçam a cada hora. É certo que cada uma dessas crianças terá seu destino traçado de acordo com as condições e as oportunidades quem cruzarem seus caminhos. O que pouco que se fala é em como essas crianças podem ser afetadas pela forma como vem ao mundo.

Loc2: Por isso, alguns grupos de mulheres se unem para realizar ações que estimulem o parto humanizado. Denise Araújo, da rede Parto do Princípio, explica como funciona.

SONORA

Loc1: No entanto, é comum não entender quais são as principais diferenças entre parto humanizado e parto normal. Acontece que para grupos defensores do parto humanizado, o parto normal pode ser mal orientado pelos médicos ao adotarem procedimentos considerados desnecessários e ultrapassados pela medicina baseada em evidências, ou seja, baseada em dados científicos.

Loc2: De acordo com Denise, alguns procedimentos adotados em partos normais podem trazer prejuízos ao bebê além de marcar negativamente a mulher. Esse seria o caso da episotomia. Procedimento no qual as mulheres recebem corte no períneo, que fica na parte de baixo da vagina. Ela explica que em apenas 15% dos partos esse corte é necessário.

Loc1: Em alguns casos, também aplicam o hormônio oxitocina para acelerar o trabalho de parto. Esse hormônio já naturalmente produzido pela mulher. Mas alguns médicos aplicam doses artificiais da oxitocina apenas para acelerar o trabalho de parto.

Loc2: Para Beatrice Miller da Rede de mulheres em comunicação, esses procedimentos demonstram a desumanização do parto.

SONORA (cidadania)

Loc1: Verônica França, que está grávida e pretende realizar parto humanizado, acredita que o nascer, do jeito que está sendo feito, pode comprometer todo uma geração futura. Para ela, as primeiras horas de vida, podem gerar sérias consequências para o bebê.

Loc2: Nesse sentido, temos a avaliação do pesquisador Michel Odan, que estuda o crescimento de crianças nos primeiros anos de vida. De acordo com ele, as crianças que nasceram de forma tranquila tem mais tedência a serem mais calmas e amáveis.

Loc1: A memória do momento do parto também pode afetar as mães e a relação que elas terão com seus próprios filhos. O índice de depressão pós parto também pode ser reduzido com um parto bem sucedido.

Loc2: A rede Parto do Princípio reúne cerca de 250 mulheres dos diversos estados brasileiros. Dentre as iniciativas do grupo está uma ação no Ministério Público Federal para diminuir o número de cesárias no Brasil. Também realizam partos, presenciais e gratuitos.

Loc1: Existem hoje cinco mil parteiras registradas no país. Cabe lembrar, que partos mal realizados são considerados violação aos direitos humanos. Beatrice afirma que o importante no parto é o elemento humano.

SONORA

Loc2: As mulheres que defendem o parto humanizado aconselham as futuras mães a buscarem a tranquiladade durante a gravidez, evitando pensamentos negativos.

Loc1: Afinal, como diz o pesquisador Michel Odan, “pra mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer”.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS