Loc 1: Controle social da mídia - Um tema muito importante a ser discutido na Conferência Nacional de Comunicação, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano. O controle é necessário para que a produção e a circulação de conteúdos se livrem da atual desregulamentação da mídia brasileira. A atual situação favorece o mercado e os grandes empresários.
Loc 2: O resultado dessa falta de controle social e público é a perpetuação de preconceitos e a criminalização da pobreza e de movimentos sociais. Outra grave conseqüência é o não entendimento da comunicação como um direito humano.
Loc 1: Que controle a comunicação tem hoje? A radialista Denise Violla explica que não há nenhum mecanismo sobre o conteúdo veiculado nos meios comerciais. Ela faz parte da mesa diretora da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil, a AMARC, e é membro da Rede de Mulheres em Comunicação.
Loc 2: Apesar de não haver no Brasil um controle social efetivo da mídia, existem algumas iniciativas nessa direção. Denise Violla pontua algumas :
Denise_editada_1
Loc 1: Para Denise, o controle público e social é um processo de amadurecimento da sociedade, que passaria a entender que os meios de comunicação existem para atender os interesses de todos e todas. Rádios e TVs são concessões públicas, por exemplo.
Loc 2: Mas esse entendimento é uma afronta aos interesses dos grandes empresários. Na preparação da Conferência Nacional de Comunicação, os representantes do grandes meios comerciais tem tratado essa questão como uma violação à liberdade de expressão.
Loc 1: Rosane Bertotti, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), fala sobre as imposições do empresariado em relação ao tema. Ela faz parte da Comissão organizadora da Conferência.Rosane_editada
Loc 2: A sindicalista informou também que os empresários, em reunião restrita, entregaram um documento ao Ministro das Comunicações Hélio Costa, exigindo parâmetros. Um deles é, inclusive, deixar de lado a discussão do pertencimento público da comunicação, e apostar apenas no debate da digitalização e novas tecnologias.
Rosane_editada
Loc 2: Como Rosane observa, um dos problemas é a associação do controle ao autoritarismo. Para ela, existe uma diferença clara entre liberdade de imprensa e liberdade de empresa.
Loc 1: A radialista Denise Violla explica porque controle público e censura são coisas totalmente diferentes, apesar da forte pressão do empresariado em provar o contrário:
Denise_editada_2
Loc 2: Por isso é fundamental participar do processo de construção da Conferência Nacional de Comunicação. Não levar em conta a importância do controle público e social da mídia é entender a comunicação como mercadoria.