Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 4 - NOSSA VOZ
Descripción:

Voltamos aos temas da I Conferência Nacional de Comunicação no Nossa Voz (Módulo 04, 5:58 minutos, 2.73 Mb). O módulo discute a importância do debate sobre controle social da mídia.

Libreto:
Roteiro Nossa Voz 28

Loc 1: “Controle social da mídia” - Um tema muito importante a ser discutido na Conferência Nacional de Comunicação, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano. O controle é necessário para que a produção e a circulação de conteúdos se livrem da atual desregulamentação da mídia brasileira. A atual situação favorece o mercado e os grandes empresários.

Loc 2: O resultado dessa falta de controle social e público é a perpetuação de preconceitos e a criminalização da pobreza e de movimentos sociais. Outra grave conseqüência é o não entendimento da comunicação como um direito humano.

Loc 1: Que controle a comunicação tem hoje? A radialista Denise Violla explica que não há nenhum mecanismo sobre o conteúdo veiculado nos meios comerciais. Ela faz parte da mesa diretora da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil, a AMARC, e é membro da Rede de Mulheres em Comunicação.

Loc 2: Apesar de não haver no Brasil um controle social efetivo da mídia, existem algumas iniciativas nessa direção. Denise Violla pontua algumas :

Denise_editada_1

Loc 1: Para Denise, o controle público e social é um processo de amadurecimento da sociedade, que passaria a entender que os meios de comunicação existem para atender os interesses de todos e todas. Rádios e TVs são concessões públicas, por exemplo.

Loc 2: Mas esse entendimento é uma afronta aos interesses dos grandes empresários. Na preparação da Conferência Nacional de Comunicação, os representantes do grandes meios comerciais tem tratado essa questão como uma violação à liberdade de expressão.

Loc 1: Rosane Bertotti, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), fala sobre as imposições do empresariado em relação ao tema. Ela faz parte da Comissão organizadora da Conferência.Rosane_editada

Loc 2: A sindicalista informou também que os empresários, em reunião restrita, entregaram um documento ao Ministro das Comunicações Hélio Costa, exigindo parâmetros. Um deles é, inclusive, deixar de lado a discussão do pertencimento público da comunicação, e apostar apenas no debate da digitalização e novas tecnologias.

Rosane_editada

Loc 2: Como Rosane observa, um dos problemas é a associação do controle ao autoritarismo. Para ela, existe uma diferença clara entre liberdade de imprensa e liberdade de empresa.

Loc 1: A radialista Denise Violla explica porque controle público e censura são coisas totalmente diferentes, apesar da forte pressão do empresariado em provar o contrário:

Denise_editada_2

Loc 2: Por isso é fundamental participar do processo de construção da Conferência Nacional de Comunicação. Não levar em conta a importância do controle público e social da mídia é entender a comunicação como mercadoria.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS