Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO 4 - NOSSA VOZ
Descripción:

Você já ouviu falar nas conferências nacionais? O Nossa Voz (Módulo 04, 5:58 minutos, 2.80 Mb) explica o que é a Conferência Nacional de Comunicação e sua importância para a sociedade brasileira.

Libreto:
NOSSA VOZ

loc: Você já ouviu falar nas conferências nacionais?

LOC1: Saiba que mais de dois milhões de pessoas já se envolveram nesses processos no Brasil nos últimos oito anos!

LOC2: Foi conferência de saúde, de educação, de cultura, de direitos humanos, dos gays lésbicas e simpatizantes, das cidades... E agora vamos ter a Primeira Conferência Nacional de Comunicação. Mas porque será que tanta gente quer fazer parte deste processo?

LOC1: Bem, as conferências são tidas como símbolos da “democracia participativa”. É que às vezes parece que democracia é sempre participativa. Mas votar em noSSos representantes a cada dois anos já não é suficiente. É preciso se fazer representar pessoalmente e contribuir para a construção de políticas públicas para mudar a sociedade.

TÉCNICA – SONS DE VENTO EM ÁRVORES

LOC2: Imagine os galhos bem fininhos de uma árvore. Agora veja como eles vão engrossando, engrossando, até virar um tronco grosso e firme. Pois essa é uma boa imagem para entender como funcionam as conferências.

Loc1: Na ponta estão municípios e regiões. As pessoas ali elaboram propostas que serão encaminhadas para os estados, galhos mais grossos. E essas propostas vão para a etapa nacional junto com representantes que vamos elegendo desde os municípios.

LOC2: Se muita gente participa, a árvore fica bonita, frondosa.

LOC1: Se pouca gente participa, só vamos ter um galho seco.

TÉCNICA – MÚSICA DRAMÁTICA.

LOC2: Nilton Lopes da ONG de comunicação alternativa está envolvido há um tempão no processo das conferências. Também pudera! A Bahia, estado onde Nilton mora, foi o único a realizar uma conferência estadual de comunicação antes da convocação em Brasília.

LOC1: O maior fruto colhido nesse processo, diz Nilton, é que muito mais gente entende agora que comunicação é um direito fundamental. E ele opina sobre a importância de você também participar da conferência:

SONORA – nilton – CORTAR PARTES RUINS

LOC2: E muita gente tem engrossado esse processo que Nilton Lopes da ONG Cipó julga tão importante.

LOC1: Em outro canto do país a diretora do Sindicato dos Jornalistas e coordenadora do comité do FNDC em Minas Gerias Lydiane Ponciano está acompanhando a Conferência. E acha que bom mesmo é que agora comunicação está sendo discutida também no interior. Inclusive em seu estado, Minas Gerais. Não é Lydiane?

SONORA 1

LOC2: O que conta Lydiane, é que o pessoal do interior também está interessado em fazer valer a democracia. Precisamos trabalhar pela conferência de comunicação para que a partir dela possamos construir políticas públicas para o setor. Lydiane Ponciano comenta que tipos de avanços podemos ter com a I Conferência Nacional de Comunicação.

SONORA 2

LOC1: Mas para garantir estas e outras conquistas é preciso trabalhar. E não é um trabalho só para jornalistas não. Ouça essa histórinha e “pesque” os porquês!

SPOT:

LOC2: Se até os conteúdos do que nossos filhos assistem na TV podem estar em pauta, é tempo de participação. E esse é um processo sobre o qual todos precisamos aprender.

Loc 2: É necessário exercitar a política e a democracia no nosso país para que ela se fortaleça cada vez mais. Só assim os trabalhadores vão se fazer ouvir de verdade nas decisões tomadas pelos governantes.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS