Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

MÓDULO I - GIRO COMUNITÁRIO
MÓDULO I - GIRO COMUNITÁRIO
Descripción:

O Giro Comunitário e Carnaval, apresenta o bloco Fala Puto que eu te Escuto sacudiu que o centro do Rio de Janeiro sambando por mais democracia na mídia brasileira.

Libreto:
Nota 1

Loc1: No início de fevereiro o diário oficial da União divulgou a autorização de radiofreqüência para mais de 80 rádios em todo o Brasil. A princípio, esse pode parecer um bom número mas em um país com uma demanda como o Brasil.... eu falei com Joaquim Carvalho que integra a ABRAÇO CENTRO OESTE, ele faz críticas a essa quantidade.

SONORA

Loc2: Também foram abertos avisos de habilitação para 292 localidades. Porém, com a demanda existente no país, esse número ainda parece pequeno. Joaquim acredita que se trata de falta de vontade política para resolver o problema...

SONORA

Loc1: Joaquim também aproveita para lembrar a fala do presidente Lula na abertura da primeira conferencia nacional e comunicação no final do ano passado em relação as rádios comunitárias. Na ocasião, o presidente criticou o movimento de rádios por não ter rádios genuinamente comunitárias.

SONORA

Loc2: Ele conta que há uma proposta da Abraço, de criação de conselho social para fiscalizar e acompanhar os processos.

Nota 3

Loc1: Até o final desse mês, o Ministério das Comunicações deve apresentar um relatório comparativo entre dois diferentes padrões de tecnologia digital para rádios: o IBOC e o DRM.

Loc2: Técnicos de diversas instituições como o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) de Belo Horizonte, professores da UFMG e técnicos do Inmetro e da própria Anatel realizaram recentemente testes de transmissão com o padrão DRM. A nova tecnologia poderá trazer novas possibilidades como o acesso a arquivos de fotos e transferência de dados.

Loc1: A princípio, as diferenças entre os dois padrões podem parecer essencialmente técnicas. Mas existe uma diferença fundamental: enquanto o sistema DRM, padrão europeu, é um sistema aberto, o padrão norte americano é proprietário. O Prof. Cassio Gonçalves Rego, da UFMG foi o coordenador da equipe que realizou os testes e explica o que isso quer dizer.

SONORA

Loc2: Ele sustenta que a maneira de produzir rádio vai mudar. Também será permitido a transmissão de vários programas por uma mesma emissora. Resta saber, se as rádios comunitárias poderão ter acesso e sustentar essa tecnologia.

Nota 5

Loc1: Na sexta-feira de carnaval, 12 de fevereiro, a irreverência de um novo bloco ocupou as ruas do Rio de Janeiro. É o Fala Puto que Eu te Escuto, uma iniciativa de comunicadores populares cariocas. Esse grupo é composto por pessoas que integram coletivos e entidades que defendem a democratização da mídia.

Loc2: Pois é, a ideia é aproveitar a alegria e o humor do carnaval para debater sobre o direito ao acesso a comunicação de todos e todas, além dos assuntos que a mídia tradicional não debate como favela, liberdade de expressão, entre outros. O jornalista Rafael Duarte, da Agência Petroleira de Notícias, explica como o bloco serviu para discutir temas políticos em pleno carnaval.

SONORA

Loc1: E, com uma caixinha de som modesta, mas uma bateria nota dez, o bloco Fala Puto que Eu te Escuto ocupou a Cinelândia no Rio e fez a festa de trabalhadores e das famílias, mostrando que com vontade é possível tudo. Inclusive criar um bloco de carnaval em 48 horas. Fala Puto que eu Te Escuto...Rafael Duarte explica pra gente como surgiu esse nome.

SONORA

Loc2: É bom lembrar que o bloco não é só de comunicadores mas de toda sociedade que também pode e deve não só participar das discussões, como também produzir mídia.


[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS