Técnica: (colocar música) “Eu só quero é ser feliz, andar tranqüilamente na favela onde eu nasci e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar...”
Loc 1_Nossa!! Adoro essa música. Aumenta o som... Você lembra dessa, Bergue?
Loc 2_Claro, Flavia. Boa essa época do funk...
Loc 1_Pois é... e você sabia que tem um pessoal querendo resgatar esse funk consciente?
Loc 2_É isso aí. Esse movimento quer garantir espaço para a poesia da favela se expressar.
Loc 1_ A idéia de criar a associação surgiu de um encontro de conselheiros de cultura, vereadores e deputados, jornalistas, advogados, militantes do Movimento dos Sem-Terra , universitários, MCs e DJs de várias comunidades cariocas, em julho.
Loc 2_Um mês depois, em um novo encontro no Circo Voador, na Lapa, foi consolidada idéia da Associação de Profissionais e Amigos do Funk, a APAFUNK.
Loc 1_Quem conta essa história para a gente é a professora Adriana Facina, antropóloga e uma das responsáveis pela criação da associação.
Sonora_Adriana Facina
Loc 2_A Apafunk também contará com uma assessoria jurídica para orientar os MCs em relação aos seus direitos enquanto trabalhadores. O objetivo é que os contratos sejam feitos de acordo com a lei de direitos autorais.Adriana Facina conta um caso de um MC que teve que recusar uma proposta de trabalho, por conta do seu empresário.
Sonora_ Adriana Facina
Loc 1_Além de defender o direito dos artistas do funk, a associação quer promover uma diversidade maior do que se ouve nas rádios e nos bailes hoje.MC Leonardo, um dos envolvidos no movimento, fala sobre o que vai surgir e o atual mercado da música.
Sonora_MC Leonardo
Loc 2_ Em uma época de letras apelativas como a Dança do Créu e das sensuais mulheres frutas (dançarinas e cantoras de funk) – entre elas, mulher-melancia, melão, jaca e por aí vai – o Movimento Funk é Cultura propõe resgatar a diversidade musical. A professora Adriana fala sobre essa proposta.
Loc 1_A maioria das letras das músicas que estão no mercado hoje, é picante e tem apelo sexual.
Técnica _Colocar trecho Dança do Créu
Loc 2_Mas há também os MCs, como Leonardo, que defendem um movimento mais conectado com a realidade brasileira, que fale sobre fatos do dia-a-dia das comunidades.
Sonora_MC Leonardo) v Loc 1_É isso aí, MC Leonardo! Abaixo à mesmice!
Loc 2_Pois é, Flavia. Eu já to cansado de ouvir os mesmos funks nas rádios, aquelas montagens sem conteúdo algum!
Loc 1_Tomara que a idéia de uma associação para defender os direitos dos profissionais do funk dê certo.
Loc 2_Afinal, eles são profissionais como tantos outros... O funk precisa ter seu valor reconhecido.
Loc 1_A gente se vê no próximo programa.v Loc 2_Até lá!