Técnica: Spot sobre a conferência.
Loc 1_Caros ouvintes queiram, por favor, apresentar o programa de hoje. Acreditamos que vocês também tem muito o que mostrar e dizer.
Loc 2_Você já imaginou ouvir algo assim ao assistir TV ou escutar rádio? Não? Realmente a redes de comunicação dificilmente vão permitir que isso aconteça. Mas saiba que tem uma galera aí não muito satisfeita com a atual condição das comunicações no país. E entraram numa disputa acirrada contra esse oligopólio da mídia.
Loc 1_ É claro que a intenção não é que cada brasileiro tenha seu próprio programa de rádio ou televisão. Imagina! 180 milhões de programas! O que eles querem é tornar essa gama de informações que recebemos, todos os dias, mais variada, respeitando a diversidade social, política e cultural do Brasil. Isso é, tornar a comunicação democrática.
Loc 2_ É, mais não é fácil. As emissoras de rádio e TV possuem muito dinheiro e não querem abrir mão desse controle, que não é apenas relacionado a audiência,mas também ideológico.
Loc 1_ Ok. Mas o que fazer então para democratizar os meios de comunicação?
Loc 2_ É um processo longo. Tem uma galera aí, de todas as partes do Brasil, que se uniu para organizar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Esta acontece todo ano no mês de outubro, já que no dia 18 comemora-se o Dia Internacional pela Democratização da Comunicação.
Loc 1_Esse evento, organizado por estudantes, professores, jornalistas, militantes de movimentos sociais, dentre outros, conta com diversas atividades que vão de palestras a atos públicos.
Loc 2_Em Brasília, uma audiência pública veio discutir a renovação da concessão da TV Globo em Brasília. Marcelo Arruda, do coletivo Intervozes, fala sobre a participação dos movimentos sociais na audiência.
Sonora Marcelo_1
Loc 1_ Em São Paulo, a renovação de concessões também foi tema. No Rio, além do marco regulatório e da renovação das concessões, que são públicas, a audiência pautou a realização da Conferência Nacional de Comunicação. E o teatro do Oprimido apresentou-se na Praça XV, no Centro da cidade.
Loc 2_ Um dos organizadores da semana no Rio, Rafael Duarte, considera a Conferência como um dos passos em direção a essa luta, mas acredita que a democratização real só acontecerá diante de um amplo processo de mobilização.
Sonora Rafael_2
Loc 1_ Em João Pessoa, a programação teve um tema central: “democratizando a comunicação, fortalecendo a cidadania”. A maioria das atividades ocorrerem dentro do espaço da Universidade Federal da Paraíba. O estudante de comunicação social Alexandre Santos, explica porque:
Sonora Alexandre_3
Loc 2_ E muito mais assuntos e atividades foram organizadas em diversas regiões brasileiras: debates sobre a necessidade do diploma de jornalismo, oficinas e até a realização de esquetes teatrais.
Loc 1_ Mas não é só. Como canta o cantor Bnegão, (TÉCNICA: O processo é lento). Por isso a as ações e discussões que envolvem a Comunicação têm de ser constantes. Lembrando que no Rio de Janeiro, um seminário Pró-Conferência de Comunicação vai ocorrer dia 8 de novembro, se estiver a fim de conferir, apareça no Clube de Engenharia, Avenida Rio Branco , centro da cidade.