Radioteca ya no recibe más audios. Los audios existentes permanecerán en línea.

[Leer aviso]

Por falta de fondos, desde junio de 2020, este portal de intercambios se encuentra congelado. Ha sido imposible mantener activo el sitio que ha crecido constantemente desde que se abrió en 2006. Queremos agradecer a quienes, de una u otra forma, apoyaron esta iniciativa de Radialistas Apasionadas y Apasionados: la oficina de UNESCO en Quito por aportar el empujón inicial; a CAFOD por confiar siempre en nuestras iniciativas; a HIVOS y la DW-Akademie por sus apoyos para ir mejorando la web y mantener el servidor; a Código Sur por sostener técnicamente Radioteca la mayoría del tiempo que estuvo activa; a Roberto Soto por su solidaridad técnica en estos últimos años; y la Red de Radios Comunitarias y Software Libre que, junto a Guifi.net, permiten que esta versión final de Radioteca siga en línea y no se pierdan nunca los audios que muchas radios nos confiaron a lo largo de 14 años.

Recomendamos Archive.org para guardar tus audios online.

RADIARTE (MÓDULO 03)
Descripción:

No programa Nossa Voz, a cobertura da Semana pela Democratização da Comunicação, atividade realizada anualmente em várias regiões do país. Este ano, os movimentos sociais envolvidos pressionam o governo para a convocação da I Conferência Nacional de Comunicação.

Libreto:
ROTEIRO NOSSA VOZ

Técnica: Spot sobre a conferência.

Loc 1_Caros ouvintes queiram, por favor, apresentar o programa de hoje. Acreditamos que vocês também tem muito o que mostrar e dizer.

Loc 2_Você já imaginou ouvir algo assim ao assistir TV ou escutar rádio? Não? Realmente a redes de comunicação dificilmente vão permitir que isso aconteça. Mas saiba que tem uma galera aí não muito satisfeita com a atual condição das comunicações no país. E entraram numa disputa acirrada contra esse oligopólio da mídia.

Loc 1_ É claro que a intenção não é que cada brasileiro tenha seu próprio programa de rádio ou televisão. Imagina! 180 milhões de programas! O que eles querem é tornar essa gama de informações que recebemos, todos os dias, mais variada, respeitando a diversidade social, política e cultural do Brasil. Isso é, tornar a comunicação democrática.

Loc 2_ É, mais não é fácil. As emissoras de rádio e TV possuem muito dinheiro e não querem abrir mão desse controle, que não é apenas relacionado a audiência,mas também ideológico.

Loc 1_ Ok. Mas o que fazer então para democratizar os meios de comunicação?

Loc 2_ É um processo longo. Tem uma galera aí, de todas as partes do Brasil, que se uniu para organizar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Esta acontece todo ano no mês de outubro, já que no dia 18 comemora-se o Dia Internacional pela Democratização da Comunicação.

Loc 1_Esse evento, organizado por estudantes, professores, jornalistas, militantes de movimentos sociais, dentre outros, conta com diversas atividades que vão de palestras a atos públicos.

Loc 2_Em Brasília, uma audiência pública veio discutir a renovação da concessão da TV Globo em Brasília. Marcelo Arruda, do coletivo Intervozes, fala sobre a participação dos movimentos sociais na audiência.

Sonora Marcelo_1

Loc 1_ Em São Paulo, a renovação de concessões também foi tema. No Rio, além do marco regulatório e da renovação das concessões, que são públicas, a audiência pautou a realização da Conferência Nacional de Comunicação. E o teatro do Oprimido apresentou-se na Praça XV, no Centro da cidade.

Loc 2_ Um dos organizadores da semana no Rio, Rafael Duarte, considera a Conferência como um dos passos em direção a essa luta, mas acredita que a democratização real só acontecerá diante de um amplo processo de mobilização.

Sonora Rafael_2

Loc 1_ Em João Pessoa, a programação teve um tema central: “democratizando a comunicação, fortalecendo a cidadania”. A maioria das atividades ocorrerem dentro do espaço da Universidade Federal da Paraíba. O estudante de comunicação social Alexandre Santos, explica porque:

Sonora Alexandre_3

Loc 2_ E muito mais assuntos e atividades foram organizadas em diversas regiões brasileiras: debates sobre a necessidade do diploma de jornalismo, oficinas e até a realização de esquetes teatrais.

Loc 1_ Mas não é só. Como canta o cantor Bnegão, (TÉCNICA: O processo é lento). Por isso a as ações e discussões que envolvem a Comunicação têm de ser constantes. Lembrando que no Rio de Janeiro, um seminário Pró-Conferência de Comunicação vai ocorrer dia 8 de novembro, se estiver a fim de conferir, apareça no Clube de Engenharia, Avenida Rio Branco , centro da cidade.

[Leer licencia]
Este material se publica bajo los términos de la licencia:
Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional
Usted es libre de:

Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.

Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material.

Bajo los siguientes términos:

Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios.

No Comercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.

Compartir Igual — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, debe distribuir su contribución bajo la la misma licencia.


 
ESTE CONTENIDO NO TIENE COMENTARIOS